quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ceará deve receber cerca de um milhão de turistas na alta estação


De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o Ceará deve receber, via Fortaleza, cerca de 830 mil visitantes na próxima alta estação, período compreendido entre 15 de dezembro de 2009 e 15 de fevereiro de 2010. A expectativa é que o movimento turístico gere uma renda de R$ 2,1 bilhões na economia do Estado, o que representa um crescimento de 14% com relação ao mesmo período de 2008, quando o Ceará recebeu 728 mil turistas. Com o aumento do número de turistas, a ocupação da rede hoteleira de Fortaleza deve ficar em torno de 80%, podendo alcançar 100% no período do Natal e Réveillon. “Esses números são reflexos de um trabalho permanente de promoção do Estado nos mercados prioritários, nacionais e internacionais. A Setur tem participado de forma agressiva em todos os eventos especializados do calendário do setor de turismo, estimulando a fidelização do destino Ceará”, afirma o secretário Bismarck Maia. Conforme dados obtidos na pesquisa da alta estação 2008/2009, entre os principais mercados nacionais para o Ceará, via Fortaleza, estão: São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No âmbito internacional, Itália, Portugal, Finlândia e Holanda lideram a preferência pelo Ceará. Em seguida, estão os Estados Unidos. A expectativa é que o número de turistas norte-americanos aumente a partir do dia 17 de dezembro, quando retornará, por tempo indeterminado, o voo da Delta Airlines, com duas frequências semanais.
Publicidade

Para estimular o turismo no Ceará, a Setur investiu R$ 35 milhões para divulgação do Estado nos principais mercados turísticos nacionais e internacionais. O recurso foi aplicado em peças publicitárias e na participação em feiras e eventos ligados ao setor turístico. “Como nunca antes na história do turismo cearense, o Governo do Estado está investindo em peças promocionais para divulgar os atrativos turísticos do Ceará em jornais, revistas, cinemas e outdoors em vários estados brasileiros”, enfatiza o secretário. A campanha de divulgação trabalha o conceito “Ceará. Viva essa alegria”, sendo realizada durante todo o ano. O objetivo é atrair turistas dos mais diversos estilos, com foco na família e também nas pessoas que buscam adrenalina e aventura. Para isso, foram feitas peças publicitárias específicas direcionadas a cada público, abordando temas como entretenimento, ecoturismo, esportes de aventura, compras, cultura e gastronomia.