terça-feira, 15 de dezembro de 2009

80% dos tucanos querem Tasso para o Governo


Parece que a resistência de Tasso Jereissati (PSDB) em disputar novamente o Governo do Estado não tem surtido efeito junto à militância tucana no Ceará. Pesquisa interna feita pela cúpula do partido indicou que 80% dos filiados à legenda levantam a bandeira de que o senador não seja candidato à reeleição, mas sim participe da briga pelo comando do Palácio Iracema.
Nem os altos índices de aprovação do governador Cid Gomes (PSB) intimidam o ninho. Todos têm a convicção de que a história política de Tasso é perfeitamente capaz de bater de frente com a reeleição do socialista. “O que estou ouvindo por onde passo é a indicação do nome dele”, admitiu o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB, em entrevista à Imprensa no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Apesar do conclame pró-Jereissati, o parlamentar prevê uma definição somente para o próximo ano. Segundo ele, será um anúncio pessoal do senador, que quer as festas de final de ano para avaliar as possibilidades. “Foi o que ele nos prometeu antes da viagem que fez aos Estados Unidos”, acrescentou. Gomes de Matos ponderou que, mesmo com o alto percentual de indicação da militância, a pesquisa não se coloca como uma exigência. “O partido está sugerindo que ele se candidate ao Governo. Mas a decisão final vai ser dele”, assinalou.
Ele citou ainda a realização dos oito grandes seminários promovidos pelo PSDB no interior. São os chamados “Ceará em debate”, onde uma personalidade visita o Estado para falar dos desafios político-econômicos locais e a legenda aproveita para ouvir a população sobre a possibilidade do senador confrontar Cid. Conforme o deputado, nessas situações, fica evidente como o nome de Tasso é defendido para ser o representante dos tucanos em 2010. “A maioria, quase a totalidade, sugere que ele volte a se candidatar. Se ele não se candidatar, é porque não quer, pois todos nós somos a favor”, pontuou.