terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Luizianne aceita Dilma e Ciro no palanque de Cid


A prefeita Luizianne Lins (PT) admitiu ontem que desiste da hipótese de candidatura própria do PT ao Governo do Estado caso o governador Cid Gomes (PSB) garanta em seu palanque a presença da pré-candidata do presidente Lula ao Planalto, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), sem dar exclusividade a seu irmão Ciro Gomes (PSB), caso também se confirme a candidatura dele à Presidência. ``Acho que o Cid deverá abrir o palanque dele pra Dilma. Isso é condição. Ele vai apoiar certamente o PSB porque ele é do PSB. O presidente estadual do PSB, que é o Cid, não pode deixar de apoiar o Ciro, porque é irmão, porque é do partido. Isso é natural, porque o PSB vai apoiar``, afirmou Luizianne durante entrevista coletiva concedida após a abertura da 56ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece até hoje em Fortaleza. Logo em seguida, a petista foi bem objetiva: ``Agora, o que nós temos é que ele (Cid) vai ter que abrir o palanque dele pra ministra Dilma``, considerou. Com esse novo posicionamento, a prefeita acaba aderindo à tese apresentada pelo próprio deputado Ciro Gomes na última sexta-feira. O pré-candidato à sucessão de Lula admitiu que, caso ele e a ministra Dilma sejam candidatos ao comando do Palácio do Planalto, ambos poderão encontrar apoio no palanque de Cid. Segundo Ciro, essa é uma situação que vai se repetir ``no Brasil inteiro``. Ciro e Luizianne cortaram definitivamente relações políticas nas últimas eleições para a Prefeitura de Fortaleza. Apoiador da candidatura de sua ex-esposa, a senadora Patrícia Saboya (PDT), o deputado federal afirmou que Fortaleza mais parecia ``um puteiro a céu aberto``, e que a prefeita não passava de uma ``coronel de saias``. A resposta de Luizianne veio quase um ano depois. Em entrevista ao O POVO, a petista chamou Ciro de ``truculento`` e declarou que o membro mais famoso da família Ferreira Gomes ``não está preparado para governar o Brasil``. Alencar confirma

Antes de a prefeita Luizianne Lins fazer prognósticos sobre as eleições de 2010 aqui no Ceará, o presidente da República em exercício, José Alencar (PRB) - homenageado ontem durante a abertura da 56ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos - admitiu a possibilidade dos palanques estaduais serem compartilhados por diferentes candidatos à Presidência ou que exista um palanque para cada um deles. Na visão de Alencar, o ideal seria que houvesse apenas um candidato da base aliada disputando a sucessão do presidente Lula. Entretanto, se isso não for possível, o presidente acredita que os planos do Governo não ficarão prejudicados. ``O que nós desejamos é que seja um só. Não podendo, vamos trabalhar. Política é a arte do possível``, ponderou.

E-Mais

JOGADAS PRÉ-DISPUTA DE 2010

> Roberto Pessoa (PR), prefeito de Maracanaú e pré-candidato ao Governo do Ceará, disse ontem na Câmara Municipal de Fortaleza, após solenidade de homenagem ao presidente em exercício, José Alencar (PRB), que poderá aguardar até o dia das convenções do ano que vem para ter o apoio do senador Tasso Jereissati (PSDB) à sua candidatura na disputa de 2010.

> Pessoa considera Tasso a maior liderança da política cearense e o PSDB o maior partido do Estado. Ele reiterou que o tucano deve lhe dar uma resposta - seja positiva ou negativa - até janeiro do próximo ano.

> Pessoa já havia falado da sua vontade de ser o palanque de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT, no Ceará. Ele preferiu deixar a decisão para a bancada federal, que ficará responsável pelas articulações nacionais.

> A senadora Patrícia Saboya (PDT), também presente à homenagem a Alencar, afirmou se manter como candidata à reeleição. Embora tenha deixado bem claro que a decisão poderá mudar e que ficará nas mãos do partido. ``No início do ano, o partido decide como eu posso ajudar nas eleições``, disse.