quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Acorda, Icó!


Chegamos ao fim do primeiro ano da administração do prefeito Marcos Nunes (PMDB) a frente da Prefeitura Municipal de Icó. Infelizmente, o resultado é ainda abaixo do esperado e muita ação administrativa continua a desejar para a maioria da população icoense. Na cidade, o que vemos é pouca iniciativa por parte do governo municipal. Enquanto no município, englobando os Distritos e demais comunidades, aí é que o caos é alarmante.

Entre as Secretarias Municipais, nenhuma até o momento tem um destaque significativo. Alguns secretários são oriundos do desgoverno do prefeito Cardoso Mota (PSDB), como a secretária de Cultura e Turismo, Jequélia Alcântara, e a secretária de Saúde, Zuila Maciel. Sem contar no fato de que alguns titulares da época (2005-2008) viraram sub-secretários, tão somente para abrigar os ex-inimigos políticos e agora aliados de primeira hora.

Entre os secretários da alçada do atual gestor, o que lamentavelmente vemos são pessoas que não tem nenhum gabarito para assumir tal função. Para outras são especialistas, mas na pasta que ora assumem, estão lá por puro interesse eleitoral. Foi o caso do ex-secretário da Educação, Gildomar Gonçalves, que sempre exerceu suas funções na Agricultura, inclusive chegou a ser secretário da Agricultura na era do prefeito Neto Nunes (PMDB). A cidade de Icó como um todo, infelizmente, possui secretários muito aquém do que nós icoenses precisamos.

O prefeito estar perdido administrativamente e envolvido até o ralo com meia dúzia de pessoas que o elegeram em 2008 e que estão surrupiando os cofres da nossa amada Icó. O que falta para progredirmos são projetos estruturantes e políticas públicas capazes de dar um salto de qualidade em nossa terrinha. Além, é claro, de uma boa articulação e um bom diálogo com as autoridades do Governo do Estado e do Governo Federal, o que verdadeiramente não temos. Só assim poderíamos buscar recursos para engrandecer a cidade e transformá-la num brilhante canteiro de obras.

É isso que o nobre prefeito deve fazer e esquecer um pouco de promover "festas". A cidade necessita urgentemente acordar e reivindicar seus direitos. Para isso, a população é a principal protagonista dessa história. Acorda, Icó! Você é muito bela para ser menosprezada e humilhada pelos seus homens públicos.