segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"Tiradas do Baú"



Num passado não muito distante, uma brilhante educadora icoense foi titular da Secretaria de Educação de Icó, do mandato do primeiro prefeito reeleito da história desse município após a redemocratização do País em 1988.

É esta Secretaria Municipal que é responsável pelos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o famoso Fundeb. É um dos dois órgãos mais ricos da administração pública icoense.

Pois muito bem!

Recentemente, a ex-secretária prestou diversos esclarecimentos e depoimentos acerca de um grave ato de improbidade administrativa ao juízo local cometido pela gestão em que foi titular da Secretaria de Educação por um período.

O que se sabe, ao certo, é que a ex-secretária está sendo acusada injustamente por um ato que não tem culpa nenhuma, somente por ter assinado documentos a mando sei lá de quem. São cerca de 20 milhões em jogo. É lamentável!

Prejudicou a educadora, tirou o seu sono por diversas vezes, envergonhou a sua filha, que hoje é promotora de Justiça em Alagoas e deixou um processo nas suas costas, que aos poucos vai se descobrindo, seja através da Justiça, de seus advogados e de suas testemunhas que também já prestaram depoimentos. Afinal, como é bastante querida no município, não falta ninguém para ajudá-la em todo este imbróglio, inclusive ela é amiga pessoal de minha mãe, a também professora Ana Farias Xavier, mais conhecida por Naninha.

O tempo fará a leitura mais minuciosa desse assunto. E todos os icoenses saberão sobre quem estamos nos referindo no "Tiradas do Baú" desta segunda-feira (18). 

O tempo também será responsável em dizer de quem é realmente a culpa por este grave ato de improbidade administrativa, onde se acusa inocentes e deixa "fichas sujas" a borboletear na política partidária.