terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bastidores do Poder!


Corre pelos corredores da Assembleia Legislativa e do Palácio da Abolição, em Fortaleza, a seguinte informação sobre a sucessão do governador Cid Gomes (PSB) em 2014.

É bom que se diga que escrevo este texto baseado em informação de uma fonte que tem livre trânsito no Governo do Estado do Ceará. Mas é bom frisar que o processo eleitoral de 2014 está distante e tudo pode acontecer daqui em diante.

Vamos a informação.

O candidato a governador da situação será mesmo o atual secretário da Fazenda do Ceará, deputado estadual licenciado Mauro Filho, pessoa de confiança da família Ferreira Gomes, porque Ciro Gomes quer, porque é do mesmo partido do governador, o PSB, e porque o titular da chapa pertencerá a esta agremiação política, cujo número de urna é o 40.

Segundo: o postulante a vice-governador deverá ser novamente o atual. Domingos Filho (PMDB) é fiel ao governador Cid Gomes e tem o aval da Justiça Eleitoral para recandidatar-se ao mesmo cargo público, tendo em vista que é detentor de seu primeiro mandato como vice-governador. Portanto, pode disputar o segundo trono do Palácio da Abolição novamente e sem empecilhos.

Já a única vaga do Senado Federal em disputa, com a decisão do PT estadual de continuar na base do governo, o governador Cid Gomes por este motivo poderá, numa disputa de alianças com o PT, dar esta vaga senatorial para o petismo tupiniquim. Já sei o nome provável, mas a pedido da fonte não vamos identificá-lo aqui. Ah, a vaga em questão é hoje ocupada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB), que em 2014 completará oito anos de Senado Federal. 

Taí, estas informações é minha análise conjectural do que pode acontecer em 2014 no âmbito da candidatura situacional rumo ao Palácio da Abolição. Vamos aguardar os próximos acontecimentos.