segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Tiradas do Baú"

Todos sabemos que o Poder Legislativo é uma Casa eminentemente política. É nela onde todas as decisões importantes para o bem da coletividade se passa. É nela onde são aprovados todos os projetos importantes para o município, principalmente quando é o parlamento municipal, pois é na cidade onde o povo estar e, sobretudo, é na cidade onde o vereador estar, mantendo um elo de ligação entre a população e o seu mandato.

Num passado não muito distante muitos candidatos a Presidência da Câmara Municipal de Icó "compravam" descaradamente votos em troca de apoio no momento da eleição da nova Mesa Diretora. O cidadão icoense enxergava esta prática a olho nu, inclusive com pagamentos via cheque, tão somente visando se beneficiar, prometendo mil e uma benesses, incluindo aí uma grande quantia em dinheiro.

Mas esta mentalidade política atrasada, pelo menos na última eleição para a Mesa Diretora da CMI, foi banida. O vereador Gilberto Barboza (PSDB), eleito presidente e já se destacando no comando da Casa, pode sim se gabar, estufar e bater no peito: Eu não comprei voto para me eleger.

Realmente, foi o que ocorreu antes e durante o dia primeiro de janeiro de 2013.

Os dez votos que obteve foram dignos de aplauso, não foram comprados coisa alguma e sim vieram de muito diálogo, principalmente entre os parlamentares que foram eleitos dentro da base situacionista.

Gilberto Barboza, que obteve dez votos contra cinco, depois de muito tempo moralizou uma eleição para presidente deste poder. Não houve compra descabida de votos, a olho nu, como éramos acostumados a assistir passivamente. Gol de placa do nosso mais novo presidente, que honrou o nome do seu pai, ex-vereador, ex vice-prefeito e ex-presidente da CMI, Antônio Barbosa de Souza, não continuando na mesmice de algumas práticas nefastas que acobertaram durante muitos anos o nosso parlamento icoense.

Hoje temos um presidente de vergonha naquela Casa, com status de advogado, militante dos direitos do povo e um verdadeiro autêntico representante popular, que honra o mandato que os seus eleitores confiaram, ele que é dono de sete mandato como vereador icoense, chegando agora a Presidência da CMI com transparência, honestidade e sem barganhar voto de ninguém como acontecia antes no seio do poder legislativo municipal.