segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Tiradas do Baú"

O Forricó, festa tradicional realizada anualmente pela Prefeitura Municipal de Icó, foi criado no ano de 1993, na gestão do médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD). De lá para cá, a festança vem crescendo cada vez mais.

Neto Nunes (PMDB), Cardoso Mota (PSB) e Marcos Nunes (PMDB) continuaram a festa até meados de 2012, último ano dessa administração. Entra prefeito, sai prefeito e o Forricó continua para a alegria de foliões e forrozeiros de plantão, principalmente aqueles mais jovens.

Infelizmente, o Forricó 2012 não foi lá estas coisas. Muito contratempo aconteceu durante os dias de festa, que durou entre 03 e 08 de julho. Para se ter uma ideia, no segundo dia do festejo, ainda tinha gente ornamentando a "Praça do Forricó", que nesse ano homenageou o centenário de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião". Isso, em outras palavras, é pura irresponsabilidade e incompetência de quem ora assume a importante Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pelo evento.

Outro dado negativo diz respeito a escolha das atrações. Neste ano, definitivamente, a grande maioria dos artistas e das bandas foram escolhidas de última hora. Resultado: péssimas escolhas e shows que não agradaram ao público participante. Sinceramente, somente umas quatro, cinco atrações caíram no gosto do povo.

No local, tinha muitos seguranças, mas pouca ação concreta vimos por parte desses profissionais. Muito pelo contrário. A grande maioria estava "extorquindo" os brincantes logo nas entradas que davam acesso à festa. Muitos pedindo R$ 5,00 (cinco reais) para deixar os forrozeiros entrarem com bebida na praça. Isso é um absurdo e, por isso, estamos denunciando aqui neste espaço.

Enfim, o que era para ter sido uma "baita" de uma festa, já que estamos em pleno ano eleitoral, o Forricó 2012 deixou muito a desejar. É só fazer uma pesquisa entre alguns participantes para saber a opinião do povo.

Em tempo: Em termos de organização, a nota é 4,0.
Em termos de atrações, a nota é 6,0.
Em termos de segurança, a nota é 4,0.
E em termos de público, a nota é 9,0 (poderia ser melhor, se a divulgação tivesse acontecido há uns dois meses atrás e não nas vésperas do Forricó).