quarta-feira, 11 de julho de 2012

Enfim, a cassação!

O senador Demóstenes Torres (Sem Partido-GO) acaba de ser cassado pelo Senado Federal, o que já era esperado, principalmente, pela sociedade brasileira. A votação foi secreta e era necessário 41 dos 81 parlamentares da Casa.

Ao longo de três meses, ele foi investigado por envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Ele é acusado de colocar o seu mandato a serviço do contraventor federal.

Por sua vez, Demóstenes Torres é o segundo senador cassado da história da política brasileira. O primeiro  foi o ex-senador Luiz Estevão, do Distrito Federal.

Vale destacar que o relator do processo foi o senador Humberto Costa (PT), que fez duro discurso na sessão desta quarta-feira (11), no plenário do Senado Federal, momentos antes da votação histórica. A base aliada da presidenta Dilma Rousseff votou em peso pela cassação do parlamentar goiano.

Enfim, hoje é um dia que a opinião pública brasileira está satisfeita. Mas também é um dia para reflexão, principalmente para o Senado Federal e para os seus senadores, assim como bem definiu o senador Jorge Viana, do PT do Acre.