segunda-feira, 16 de julho de 2012

Blog Perfil"


Conhecemos ele em 2009. Na época, o jornalista João Ferreira do Nascimento era editor de Economia do jornal O Estado. E nós éramos repórter da Editoria de Política do mesmo periódico. De lá para cá, a amizade cresceu e, hoje, estamos irmanados no mesmo objetivo. Joãozinho, como carinhosamente é chamado pelos seus colegas de profissão, foi eleito no dia 30 de junho, presidente da importante Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji), entidade jornalística que possui 49 anos de fundação e de serviços prestados ao Ceará e a comunicação interiorana. Após ter exercido interinamente a Presidência da instituição, agora ele foi consagrado para valer, por unanimidade. A gestão "Aceji que queremos" está imbuída a realizar um grande mandato, que perdura até 2015. Para isso, o jornalista João Ferreira conta com uma diretoria de primeira, com um plano de metas exequível, conta com o apoio da sociedade e de todos aqueles acejianos que ora engrandecem a instituição que, no próximo ano, festeja o seu Jubileu de Ouro. Com bastante experiência na área, o entrevistado dessa segunda-feira (16), aqui no quadro "Blog Perfil", tem 11 anos de atuação no jornal O Estado. Atualmente, ele exerce a função de editor de Municípios, onde faz um eficiente trabalho. Antes, já havia exercido o cargo de presidente do Sindicato dos Correspondentes de Jornais e Emissoras de Rádio e de TV (Sincorce), entre os anos de 2008 e 2009. Enfim, usufrua a entrevista abaixo sobre o boa praça João Ferreira do Nascimento, amigo leal e cheio de garra para continuar o seu labor a frente da entidade jornalística que mais cresce no Ceará.

Blog - Nos conte um pouco sobre a sua trajetória na Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji)?

João Ferreira - Começou há mais de 20 anos, com a fundação do Movimento União de Jornalistas do Interior, pela necessidade de mudanças na gestão da entidade que, à época, já dava sinais de decadência muito evidentes.

Blog - Você foi eleito presidente da ACEJI recentemente. Quais as metas a atingir até 2015, que é quando se encerra o seu mandato na entidade?

João Ferreira - Somos partidários da ousadia e da inovação. Seguindo estes conceitos, vamos priorizar o associado como gente, que tem carências, demandas e precisam de apoio, além da capacitação profissional e da requalificação das nossas instalações físicas. Isso não quer dizer que os demais setores não recebam o tratamento adequado e no tempo certo. A contratação de um plano funerário coletivo e a criação de um fundo funerário, são medidas que precisam ser implementadas de imediato, como forma de oferecer assistência aos nossos associados. Mas muita coisa boa vem por aí, podem aguardar.

Blog - Como surgiu o seu interesse em presidir a ACEJI, uma entidade que já tem 49 anos de fundação e de serviços prestados a comunicação cearense?

João Ferreira - Na verdade, a partir do momento em que senti que não poderíamos deixar acabar-se uma instituição de um passado forte, por capricho de seus gestores, que não davam oportunidades aos mais novos para dar continuidade ao trabalho. Queríamos resgatar este prestígio e mostrar que éramos capazes.

Blog - Em 2013, a ACEJI completará 50 anos. Será o Jubileu de Ouro da instituição. Quais os planos para as comemorações alusivas aos 50 anos da entidade presidida por você?

João Ferreira - Uma instituição com 50 anos representa longevidade. E isso tem que ser comemorado com toda pompa. Assim, vamos elaborar um calendário de ações para ser desenvolvido ao longo do período de 12 meses, que já começou, que incluem o lançamento de uma revista comemorativa, o lançamento de um selo dos Correios, uma sessão solene na Assembleia Legislativa, para homenagearmos as personalidades que construíram a história da instituição, parceiros e colaboradores, e a criação do Produto Aceji (uma série de produtos que levarão a nossa marca) para serem comercializados entre os acejianos.

Blog - O que é preciso para algum profissional de comunicação ingressar na ACEJI? Quais os caminhos a percorrer?

João Ferreira - A Aceji, hoje, é uma entidade de imprensa bastante flexível. Nossa intenção é amparar todos os profissionais ou não, que atuam na área da comunicação. Hoje, abrigamos, com muita satisfação, jornalistas, radialistas, blogueiros, web rádio, web TV, enfim, todas as ferramentas digitais da comunicação. Quem desejar fazer parte da família acejiana é só nos procurar (av. Dom Manuel, 423 – Centro – Fortaleza – fone (85) 3231.5531 – e-mail: aceji.ceara@gmail.com) que estaremos de braços abertos para recebê-los.

Blog - Hoje, a ACEJI é direcionada também para radialistas e blogueiros cearenses. Na sua opinião, é importante esta união? Por que?

João Ferreira - Todos sabemos que, hoje, o bloguer é uma comunicação alternativa que virou mania, uma vez que qualquer pessoa pode criar um blog e externar seu ponto de vista sobre qualquer assunto. Entretanto, precisamos orientar estes nossos formadores de opinião a forma mais correta de produzir esta informação, melhorar seu nível e qualidade. E esta união de forças torna-se importante e necessária. Vamos qualificar os nossos blogueiros ao longo da nossa gestão.

Blog - Como anda a relação da ACEI com a imprensa de um modo geral?

João Ferreira - De uma forma geral, o relacionamento é bom. Mas sentimos a necessidade de uma maior aproximação com o Sindjorce [Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará], o que vamos procurar fazer nestes próximos três anos, como forma de fortalecer o movimento e evitar atritos.

Blog - Que mensagem você poderia deixar para todos aqueles que pertencem ao quadro social da Associação?

João Ferreira - Minha mensagem é que todos os acejianos devem, agora mais que nunca, procurarem engajar-se ao nosso projeto, para que possamos, juntos, construirmos “A Aceji que queremos”. Estamos abertos à participação de todos. Vamos aumentar o nosso quadro social.

Blog -  Suas considerações finais e agradecimentos.

João Ferreira - Quero aproveitar o espaço cedido pelo amigo Voltaire, hoje nosso 1º Secretário, para agradecer a todos que contribuíram para este novo momento vivido pela Aceji, à confiança depositada ao nosso trabalho e, dizer, que deste gestor podem esperar muito trabalho, pois “VAMOS CONSTRUIR A ACEJI QUE QUEREMOS”.