sábado, 8 de janeiro de 2011

Secretariado político mesclado com a capacidade técnica


O secretariado do governador Cid Gomes (PSB) para o seu segundo mandato foi totalmente loteado entre os partidos políticos que deram sustentação a sua candidatura vitoriosa em 03 de outubro de 2010. É uma forma de fazer política dos tempos atuais. É uma repetição do que também ocorre com o Ministério escolhido pela primeira mulher a governar o País, a ex-guerrilheira Dilma Rousseff (PT).
Na lista de auxiliares de Cid, alguns nomes permaneceram, como Mauro Filho/PSB (secretário da Fazenda), Ivo Gomes/PSB (chefe de gabinete), Izolda Cela/PT (secretária de Educação) e Arruda Bastos (secretário de Saúde). Outros foram remanejados, como Camilo Santana/PT (secretário das Cidades) e Ferrúcio Feitosa, que assumiu a extraordinária função de secretário da Copa 2014. Já muitos foram escolhidos pela primeira vez. O destaque fica por conta da escolha da defensora pública Mariana Lôbo, para a Secretaria de Justiça e Cidadania, e para o deputado Nelson Martins (PT), que assumiu a pasta do Desenvolvimento Agrário.
Na linha de frente do secretariado prevaleceu o compromisso de Cid Gomes com os partidos aliados. O PT manteve a sua posição no governo; o PSB, partido do governador, está bem representado; já o PMDB perdeu espaço, mas está com o cargo de segunda maior autoridade do Ceará, que é a Vice-Governadoria. A grande surpresa foi a escolha do ex-presidente do Ceará Sporting Club, Evandro Leitão (PDT), para a importante tarefa de secretaŕio do Trabalho e Desenvolvimento Social.
A primeira vista, parece um secretariado político, mas não é. O governador quis mesclar a capacidade técnica com o político. E conseguiu. Só esperamos que, neste segundo mandato, a máquina possa ser mais desburocratizada e tudo o que foi deixado pendente nos primeiros quatro anos sejam concluídos para o bem do Estado e de sua gente guerreira.
Vamos esperar o desenrolar da gestão para vermos até que ponto os novos secretários nos surpreenderão.
As únicas incógnitas na opinião do Blog ficam por conta da nomeação do novo secretário de Segurança Pública e Defesa Social. De um delegado da Polícia Federal, a pasta foi parar nas maõs de um quadro da Polícia Militar, aqui mesmo do Ceará. Mas isso não é surpresa para ninguém. Cid Gomes sempre afirmou que Roberto Monteiro [ex-secretário de Segurança] veio para "arrumar a casa no setor", mas que agora preferiu um gestor, um gerente, para a área. Detalhe: O novo secretário, Cel. Bezerra, é pessoa de confiança do atual mandatário do Palácio Iracema.
A segunda incógnita é como ficará a posição do PSDB neste segundo mandato. Com o deputado Gony Arruda (PSDB) para o cargo de secretário de Esporte, até o momento, não sabemos como se comportarão politicamente os deputados tucanos na Assembleia Legislativa. Alguns já se manifestaram serem contra apoiar o governo, outros como Gony, professor Teodoro e Rogério Aguiar, acham mais convicente o partido apoiar o governo Cid Gomes. Vamos aguardar os próximos dias para ver o final dessa novela.

Boa sorte aos novos secretários de Estado! Que todas as metas sejam atendidas...