terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)


Por Nilza Braga (foto)

Sábado à noite invado o território dos quase adultos. Saguão do grande Shopping Center. Não me sinto deslocada, já que a profissão de educadora me mantém em constante contato com adolescentes, mas o contexto é outro, momento de lazer e preparação para mais uma semana de trabalho. Ao procurar um local para o lanche, a crítica de sempre salta em meus pensamentos: como será possível a sobrevivência dessa geração que engole quilos de carne no pão com litros de refrigerante? Que escuta em seus head phones altíssimas freqüências de gosto duvidoso, sem letra nem melodia? Que atropela a gramática mais elementar na pressa de falar antes do outro? Que futuro os aguarda? Mas a grata surpresa faz calar meus preconceitos em seguida. Ao chegar à livraria encontro hordas de jovens que tem, sim, um futuro brilhante a esperá-los logo ali. Jovens que usam computadores portáteis para ler as últimas notícias, jovens que sacam seus i-phones para saber cotações financeiras, jovens que param entre as estantes da loja para ler um poema. E sabemos que a cultura é dinâmica, nada de “no meu tempo...”, não pode haver saudosismo quando falamos de artes e comunicação em geral. Nosso tempo é o que temos pela frente, muito além do que ficou atrás. Nosso tempo é hoje e a juventude apressada sabe disso. Que eles tenham paciência com nossa lentidão, é o pedido que lhes faço!

Currículo: Nilza Braga, professora de Inglês do Ensino Médio, formada em Letras pela Fac. de Ribeirão Pires (SP). Adotou Fortaleza como sua há 20 anos e trabalha na rede estadual de ensino. Vegetariana, espírita, apaixonada pela profissão, mantém em precário funcionamento o http://nilzasonapaz.blogspot.com/ mas é figura fácil no Orkut, Twitter, MySpace, Facebook e mais alguns, com o codinome "Nilza só na Paz".

Nota do Blog: Agradecemos, desde já, a gentileza e a parceria da professora Nilza Braga, que estreia hoje (25) como articulista de "Cultura" aqui no nosso democrático espaço de informação. Todas as terças-feiras, a educadora terá o seu espaço garantido aqui. A conheço desde o dia em que fomos convidados para ministrar uma palestra na escola onde leciona e, de lá para cá, a amizade só cresceu. Temos certeza de que o tema "Cultura" está em ótimas mãos. Não temos dúvidas quanto a isso porque sabemos da competência e do conhecimento da professora Nilza Braga. Muito obrigado!