Por Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa (foto)*
Para ser Educador é necessário em primeiro plano se amar, para amar o outro. Esse amor é o que faz a diferença. Vive-se em um meio social conflituoso. A presença do “não tenho tempo” abstrai a oportunidade para a reflexão e a procura da essência: a Sabedoria. Caminho longo! Fácil quando existe a vocação de educar, transpor conhecimento, incentivar ao invés de doar, ou seja, ensinar a buscar e pesquisar.
Em uma palestra proferida pelo Professor Newton Marques, sobre o papel do educador na sociedade, ele explicou: “é preciso amar aos estudantes, para conseguir ser um agente de mudança em suas vidas”. Por tanto é na sala de aula que acontece o encontro do professor e do educador, ferramentas fundamentais na formação do educando.
O Professor para orientar o conhecimento e o Educador para ser um ouvidor, e oportunizar o aluno a ser ouvido, discutir em suas várias dimensões, quer seja em relação ao conteúdo curricular, vida, amizade, como também relatar suas experiências, essas, muitas vezes ignoradas pela a Família e desperdiçadas pela Escola.
Nessa concepção me refiro à importância da dedicação do Educador, o cuidado pelas atitudes educacionais, na formação do jovem estudante. O futuro é o hoje. O amanhã se encontra adormecido, para ser despertado após os resultados das experiências vivenciadas no ontem, em qualquer espaço que o ser humano se encontra.
CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização.
Email enviado pela prof. Goretti Guerreiro ao Blog:
* Olá Voltaire!
Estou muito feliz em poder escrever para o seu blog.
Fico lisonjeada!
Quantas vezes eu escrevi e rasgo porque não tinha para onde enviar, oportunidade.
Como lhe falei sou de uma família de escritores.
Interessante a minha meta para esse ano, criei até um arquivo:
Minhas inspirações.
Tudo chega na hora certa.