quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pouca produtividade na Câmara Municipal de Icó

Ei, é você mesmo?
Você conhece algum projeto importante para o povo de Icó tramitando na Câmara Municipal? Se conhece, eu gostaria de saber um pouco sobre estas iniciativas. O que sabemos é que o prefeito têm maioria parlamentar e só isso. Mas projetos que beneficiem o conjunto da população em quase um ano e meio desse mandato ainda não são visíveis aos nossos olhos.
Icó hoje conta com dez vereadores e a única atividade deles é aprovar nome de prédio público, conceder título de cidadão icoense, aprovar os projetos do executivo sem indagações e elaborar requerimentos que basicamente não servem para nada. Afinal, são projetos de indicações e o prefeito só aprova se quiser. A maioria vai parar nas gavetas da Prefeitura Municipal.
Umas das obrigações do Legislativo é fiscalizar os atos do governo. No Icó, pelo que consta, a situação é maioria, dando totais poderes ao chefe do poder municipal. Estão lá para dizerem "amém" e a seguirem fielmente as regras do jogo estabelecidas pelo prefeito Marcos Nunes (PMDB), que, diga-se de passagem, não sabemos ao certo como conseguiu atrair para o seu lado alguns parlamentares que marcharam unidos com o então candidato Jaime Júnior (DEM) nas eleições de 2008.
Se foi em nome da tão falada governabilidade ou se usou de elementos escusos para tal. Tudo nos leva a crêr que o segundo caso é mais condizente com a história da Câmara Municipal de Icó. É só recapitularmos um pouco e logo vamos lembrar. Evandro Juvino (o presidente que foi afastado), Ademir Maciel (envolvido em corrupção durante o governo Cardoso Mota) e Costinha (quem não lembra do episódio do papel higiênico) são alguns desses exemplos emblemáticos que num passado, não muito distante, manchou a história desse Poder.
Enfim, infelizmente, estes "senhores" que ora se dizem representantes do povo icoense colocam os interesses particulares de poder em detrimento da maioria de nossa população. Claro, com honrosas e raríssimas excessões.
Nunca é tarde para trabalhar em prol do povo e de seus eleitores que os colocaram nestas cadeiras para representá-los. Sem contar, que os "edis" ganham um polpudo salário e demais auxílios, graças a estes mesmos eleitores. Seria tão interessante se olhassem mais para os mais de 60 mil icoenses. Afinal, é melhor ficar do lado da população ou de uma só pessoa, o prefeito Marcos Nunes? Prefiro acreditar na primeira hipótese. Mas entendemos que o que conta para os senhores é a farra e a sacanagem com o dinheiro público, o que é uma vergonha.
Ainda sonho em um dia encontrar pessoas sérias administrando os destinos de nossa amada e querida cidade de Icó, que está adomercida, mas que um dia vai acordar.