quarta-feira, 21 de abril de 2010

ARTIGO: Onde está dr. Vicente Sobrinho?

Lendo um comentário de leitor no brilhante site "Icó é Notícia", pude vê referências ao dr. Vicente Alves Sobrinho, o mesmo procurando saber notícias suas. Pois é! Dr. Vicente, que foi diretor do Ginásio Nossa Senhora da Expectação durante um bom tempo, já faleceu aqui mesmo em Fortaleza, deixando a sua esposa, dona Denilde, e seus filhos, cada um formado em suas respectivas áreas.
No antigo Ginásio Nossa Senhora da Expectação, depois denominado de Centro Icoense de Ensinos Técnicos (CIENTE), fez uma brilhante gestão nesse estabelecimento de ensino. Muitos icoenses e até pessoas de outras cidades da região tiveram o privilégio de estudarem nessa escola, que durante muito tempo, foi modelo de excelência educacional em toda a Região Vale do Salgado.
Cansado de suas atividades e já aposentado, dr. Vicente veio embora para Fortaleza, deixando em seu lugar, a professora recém-formada na época, Ana Farias Xavier, mais conhecida em Icó como Naninha, minha mãe querida. Ele só sossegou quando mainha disse um "sim" e assumiu a direção do colégio. Dr. Vicente não queria deixar a direção nas mãos de qualquer pessoa. E como naquele tempo, o CIENTE era mantido pela Prefeitura Municipal de Icó e, portanto, os seus diretores eram nomeados pelos prefeitos, o poder de decisão de dr. Vicente falou mais alto. Minha mãe ficou no cargo até quase o final da gestão do ex-prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (in memorian), honrando um compromisso que tinha assumido com o seu amigo dr. Vicente Alves Sobrinho. E detalhe: só deixou a direção porque quis. Aldo não a demitiu e muito menos queria a sua saída.
Hoje, no prédio onde funcionou o Ginásio Nossa Senhora da Expectação e o CIENTE, abriga a Faculdade Vale do Salgado (FVS), de reconhecida credibilidade no meio acadêmico. No recinto, ainda possui uma praça que dar o nome a dr. Vicente Sobrinho, como forma de homenageá-lo pelos relevantes serviços prestados ao Icó e sua gente.
Infelizmente, dr. Vicente não estar mais entre nós. Foi para um lugar melhor ainda, tendo como companhia diária o nosso DEUS. Mas deixou o seu legado de luta e perserança.