terça-feira, 24 de novembro de 2009

Queda de Serra pode está ligada a apoio de FHC


O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, atribuiu a aparente queda do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na pesquisa CNT/Sensus para a Presidência da República à aproximação dele com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "A queda de Serra pode estar ligada à sua associação com FHC``, disse Clésio, lembrando que constantemente o ex-presidente fala em defesa do governador paulista. A pesquisa CNT/Sensus mostrou que 49,3% dos 2 mil entrevistados afirmaram que não votariam em um candidato indicado pelo ex-presidente. Ao mesmo tempo, a rejeição a um nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de 16%.

15 pontos a menos

Na primeira lista apresentada pela CNT/Sensus aos entrevistados (lista inédita), Serra aparece na frente de Dilma para primeiro turno, com 31,8% de intenções de voto, seguido pela ministra, com 21,7%. Em terceiro lugar, aparece o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), com 17,5%. A senadora Marina Silva (PV-AC) tem 5,9% e vem em quarto lugar. O diretor do Sensus, Ricardo Guedes, observou que, mesmo sendo essa lista inédita, é possível notar que Serra perdeu cerca de 15 pontos porcentuais em intenções de voto em primeiro turno, quando se compara esta lista com cenários elaborados em dezembro do ano passado. Segundo Guedes, em dezembro de 2008, Serra tinha 46,5% de intenções de voto, enquanto Dilma tinha 10,4% e a ex-senador Heloísa Helena (Psol) - que à época era uma potencial candidata - tinha 12,5%. Para Clésio, tanto a possível candidata de Lula a presidente, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, quanto o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), devem crescer nas próximas sondagens. ``Aécio tem uma distância maior de FHC do que o Serra e mostra mais capacidade de agregar apoios``, disse o presidente da CNT. (das agências de notícias)


NÚMEROS

46,8% SERIAM OS VOTOS DE JOSÉ SERRA EM UM EVENTUAL 2º TURNO ENTRE O TUCANO E DILMA ROUSSEFF (PT) 35,1% VOTARIAM EM CIRO GOMES (PSB), EM CASO DE 2º TURNO ENTRE O DEPUTADO FEDERAL E A CANDIDATA DO PT 22,8% É O ÍNDICE DE REJEIÇÃO - O MENOR ENTRE OS NOMES COLOCADOS - DO PRÉ-CANDIDATO TUCANO AÉCIO NEVES