segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"Licença para tratar de assuntos pessoais"


Vejam essa!

O deputado estadual Neto Nunes (PMDB), duas vezes prefeito da cidade de Icó, estar licenciado de suas funções parlamentares para tratar de assuntos particulares. O povo quer saber que assuntos são esses. Pelo que sabemos, Nunes não estar doente e ainda falta quase um ano para as eleições acontecerem.

Recentemente, o parlamentar foi visto no Shopping Aldeota com uma moça muito bonita fazendo compras. Este centro comercial é um dos mais caros de toda a Fortaleza. Todos nós temos o direito de fazer o que bem entender com o dinheiro que ganhamos. Disso aí tirem as suas próprias conclusões.

Se estar de licença é porque algo aconteceu. Na vida parlamentar, a transparência é tudo. É inadmissível o Regimento da Assembleia Legislativa ainda autorizar licenças de deputados para resolver questões pessoais. Recentemente, o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), realizou uma ampla discussão com a sociedade cearense sobre mudanças na Constituição Estadual, trazendo a tona, o maior jurista constitucionalista do Brasil, Paulo Bonavides, que também é jornalista como eu, para enriquecer as discussões. Sabemos que o parlamentar estadual tem a garantia mínima para legislar, mas a questão das licenças tem que ainda ser bastante discutida. "Tratar de assuntos particulares", como bem afirmou a secretária de Neto Nunes no Palácio Adauto Bezerra é uma grande piada de mau gosto.

A licença do ex-prefeito de Icó termina no final do mês de janeiro. Até lá, o suplente Guaracy Aguiar, que foi votado pelo PMDB, mas que foi se refugiar no PRB (partido de aluguel de Cid Gomes - governador do Ceará), receberá os benefícios de parlamentar. Pelo menos, ainda é voz ativa no Plenário 13 de Maio, mesmo em algumas ocasiões, falando mil e umas besteiras, mas é um pouco melhor do que Neto Nunes. E viva nossos representantes que habitam a Casa do Povo.