quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Aliança PSDB e PPS avança, mas acordo ainda não saiu

O PSDB e o PPS do Ceará estão cada vez mais próximos de repetirem no Estado a aliança já firmada em âmbito nacional para as eleições de 2010. Ontem, os presidentes das duas legendas, Marco Penaforte e Alexandre Pereira, respectivamente, se reuniram no restaurante Sirigado - Aldeota - para uma conversa de mais de duas horas. Na ocasião, trocaram ideias, estipularam alguns cenários e até traçaram estratégias de campanha. No entanto, ainda não conseguiram fechar apoio em torno de um nome para a sucessão do governador Cid Gomes (PSB). A decisão, segundo eles, só deverá ser tomada em janeiro. O nome que desponta, até o momento, para disputar com Cid o Governo do Estado é o do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR). Ele já conta com o apoio do PTB e do próprio PPS. Entretanto, mesmo sem rejeitar Pessoa, o PSDB quer discutir com os possíveis aliados algumas opções tucanas. ``O PSDB não vai deixar de colocar nessa mesa de negociações nomes que ele considera que tenham condições de conduzir o Governo do Estado``, garantiu Penaforte. Entre esses nomes, o presidente estadual do PSDB não descarta nem o do senador Tasso Jereissati (PSDB), que já foi governador por três vezes e já tornou pública a sua indisposição de concorrer a um quarto mandato. ``Tasso pavimenta o processo eleitoral. Não existe hoje nenhum candidato que faça frente a ele como candidato a governador``, avaliou.
Sacrifício
Ao mesmo tempo, Penaforte ressalta que, "por questões éticas", o senador tucano deve mesmo tentar a reeleição. Contudo, não descarta um "sacrifício" de Tasso, caso isso seja necessário para o PSDB conquistar a Presidência da República. "Eu não tenho dúvida de que como um servidor do Brasil e do Ceará ele faria esse sacrifício. Mas essa não é a prioridade do partido. Nós estamos mergulhados na busca de alternativas", ressalta. Dizendo-se autorizado a falar em nome do PR, o presidente do PPS, Alexandre Pereira, garante que Roberto Pessoa abriria mão da pré-candidatura ao Governo do Estado caso o senador Tasso decida concorrer. Não se confirmando isso, ele enxerga como "real" a possibilidade de o prefeito de Maracanaú enfrentar o governador Cid Gomes nas urnas. "O nível de insatisfação (com Cid) é elevado não só por parte da população, como dos prefeitos com quem temos conversando", aponta.
EMAIS - O presidente estadual do PSDB, Marco Penaforte, apresentou seis alternativas tucanas ao nome do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR). Entre eles está o secretário estadual da Justiça do governo Cid Gomes e deputado estadual licenciado Marcos Cals. - Ele citou também os deputados estaduais Cirilo Pimenta, o federal Raimundo Gomes de Matos e os empresários Amarílio Macêdo, Beto Studart e Maia Júnior. - Penaforte também afirmou que o senador Tasso Jereissati seria o "caminho mais fácil para conquistar o Governo do Estado e o Ceará voltar a ter um governo de qualidade e de transformação". "Ouço isso diariamente", afirma. - Na reunião de ontem entre os presidentes do PSDB e do PPS, ficou acertado que após as eleições de 2010, os dois partidos continuarão unidos para "estudar" a cidade de Fortaleza, já pensando nas eleições de 2012, quando a prefeita Luizianne Lins (PT), deixará o comando da Prefeitura de Fortaleza. "Uma metrópole com mais de 2 milhões de habitantes, mas que, infelizmente, não possui nenhum projeto estratégico". - Penaforte também afirmou que não existe nenhum obstáculo para que o senador Tasso Jereissati e o ex-governador Lúcio Alcântara façam uma dobradinha para concorrem às duas vagas que abrem no Senado nas próximas eleições.