segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Eleições movimenta Ceará

As eleições gerais que acontecem no Brasil no próximo ano já esquenta os bastidores políticos no Ceará e na cidade de Icó. Muitos partidos já estão de olhos bem abertos para o que pode ocorrer a partir desse processo eleitoral, onde elegeremos o presidente ou a presidente da República, dois senadores, o governador do Estado, o deputado federal e o deputado estadual. As alianças já correm contra o tempo e a favor dos acordos políticos feitos há um bom tempo pelo abuso do poder econômico e eleitoreiro.
Aqui no Ceará, o governador Cid Gomes (PSB), candidato natural à reeleição, tem o papel de solidificar cada vez mais o arco de aliança que dar sustentação ao seu governo. Para tanto, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), foi eleita presidente do PT estadual para barrar de vez as correntes contrárias ao apoio do partido a Cid. Hoje, o PT detém a vice-governadoria e diversas secretarias e órgãos. Está difícil manter esta aliança. Lideranças do PT prefere unir forças e garantir um palanque competitivo para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Caso não apóiem o chefe do poder executivo estadual, o PSDB fica a vontade para dar apoio político a Cid, já que ao seu governo, os 14 deputados estaduais já são seus aliados.
Para a continuidade da aliança do PSB e PT, passará a definição dos nomes das duas vagas para o Senado. Eunício Oliveira (PMDB) já é certo como o primeiro nome entre os socialistas e petistas, já que foi firmado um acordo nas eleições de 2006. A outra vaga é ainda incerta. O PT quer emplacar o ministro da Previdência Social, José Pimentel, e os tucanos querem o apoio do governador para a reeleição do senador Tasso Jereissati. Muita água ainda vai rolar até junho de 2010, quando acontecem as convenções oficiais dos partidos, tanto dos grandes, como dos chamados nanicos, como o PV, PHS, PRB (partido de aluguel de Cid), DEM (no Ceará é insignificativo), PSL e outros.
Já no Icó, o deputado estadual Neto Nunes (PMDB) deverá tentar se reelerger-se, mas terá o ex-prefeito Jaime Júnior (DEM) como provável adversário. O que vai prevalecer nessa disputa é o trabalho realizado pelos dois em benefício da população de Icó. O que se sabe que como parlamentar, Neto Nunes ainda deixa muito a desejar. Pouco fala e mal apresenta projetos, sejam de Lei ou de indicação. A TV Assembleia está aí para provar. Por sua vez, Jaime Júnior terá que dizer a que veio. As eleições de 2012 em Icó passará pela eleição à Assembleia Legislativa do Ceará em 2010. É esperar para crer.

E tenho dito!