quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cid vai ter apoio do PT, garante Luizianne


A ainda virtual presidente estadual do PT e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, disse ontem, em entrevista ao O Estado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, que o governador Cid Gomes (PSB) vai contar com o apoio dos petistas na campanha pela reeleição do próximo ano.
Segundo ela, a maioria do partido defende esta tese, pois acredita que Cid fez um bom primeiro mandato. “A minha tese é a de apoiar a reeleição. E vou continuar defendendo isso”, adiantou, acrescentando que uma mudança desse cenário só deve ocorrer se houver alguma alteração nas candidaturas à Presidência da República.
Luizianne admitiu que há segmentos dentro do PT que querem do partido uma candidatura própria para o Governo, caso Cid apóie a chapa do irmão Ciro Gomes (PBS) ao Palácio do Planalto em detrimento da ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff (PT). Contudo, ela ponderou que se trata de uma minoria.Lins disse que, mesmo com Ciro na disputa da sucessão, os partidos podem encontrar uma maneira de permanecerem juntos numa aliança regional, de forma que o deputado federal e a ministra acabem beneficiados com palanques locais.
EMENDAS

A prefeita seguiu para Brasília, onde visitou o Congresso Nacional para propor emendas da bancada do Ceará ao Orçamento da União para projetos na Capital. As emendas garantem recursos federais nos estados.Uma das demandas apresentadas é a continuidade do Hospital da Mulher. Ela também pediu verbas para a reforma do estádio Presidente Vargas, que será ampliado para 20 mil lugares. O PV será uma alternativa ao Castelão, que será fechado para reforma para a Copa de 2014.
Luizianne propôs ainda que a bancada apresente emendas para a construção de Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), que abrigam quadras de esporte, piscinas, cine-teatros, auditórios e laboratórios. A proposta é construir seis Cucas em Fortaleza, uma em cada regional. Até agora, apenas um foi entregue.
O Ceará tem direito a 19 emendas de bancada ao Orçamento, que já tinham sido determinadas em reunião na semana passada. Segundo o coordenador, deputado José Guimarães (PT), com as novas demandas apresentadas pela prefeita, pode haver alteração até hoje, quando se encerra o prazo para apresentação de emendas.
DISTRIBUIÇÃO

Quatro emendas ficarão à escolha do Governo do Estado. Outras três serão propostas pelos senadores. A Prefeitura de Fortaleza determinará o destino de duas emendas para os municípios. A Região Metropolitana da Capital também ganhou uma emenda.Dos destinos já determinados, foram garantidos recursos para o Aeroporto do Cariri; campus de Iguatu da Universidade Federal do Ceará (UFC); Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFETs – antigos Cefets); Tribunal de Justiça do Ceará; Procuradoria Geral do Trabalho; e estádio de Maracanaú.