segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Jaime Júnior e Neto Nunes travarão disputa em 2010 visando as eleições de 2012


Há pouco menos de um ano, as eleições gerais de 2010 já começa a movimentar os bastidores da política cearense e icoense. No Ceará, o cenário mais tranquilo é a reeleição do governador Cid Gomes (PSB), que contará com um amplo apoio dos partidos aliados, desde o PT e o PMDB, e as chamadas legendas nanicas, como PSL, PHS e PRB (partido de aluguel do governador). O único nome que está posto a enfrentar o atual mandatário do Palácio Iracema é o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), que por sinal realiza uma ótima gestão administrativa nesta cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.

Com a eleição da prefeita Luizianne Lins (PT) para comandar o partido nos próximos dois anos, aparentemente o governador terá o apoio dos petistas rumo a sua reeleição. Mas terá trabalho para convencer algumas "estrelas do PT" a aceitar se coligar novamente com Cid. É o caso do deputado federal José Airton Cirilo e do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques. A tarefa parece não ser muito fácil.

O PT quer dar um palanque forte para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no Ceará, enquanto que os socialistas almejam ver o deputado federal Ciro Gomes candidato à Presidência da República. Esta briga promete ser acirrada até o mês de junho, quando são realizadas as Convenções oficiais que homologarão as candidaturas ao executivo e legislativo.

Outra briga que promete esquentar os bastidores políticos no Ceará é a definição dos nomes que vão concorrer ao Senado Federal. O governador já acertou o apoio ao deputado federal peemedebista Eunício Oliveira. Esta vaga ninguém toma. A outra é que ninguém sabe ainda. O PT quer emplacar o ministro da Previdência Social, José Pimentel. E o PSDB sonha com o apoio de Cid para o senador tucano Tasso Jereissati. O diferencial será como ficará o cenário nacional no ano que vem. Dilma, Serra, Aécio ou Ciro Gomes serão os protagonistas dessa história aqui no Estado.

Já no município de Icó, minha cidade natal, tudo indica que dois candidatos buscarão o apoio dos icoenses para a Assembleia Legislativa. O deputado licenciado pelo PMDB, Neto Nunes, ex-prefeito da cidade por oito anos consecutivos, provavelmente será alçado candidato ao Palácio Adauto Bezerra, apesar de seu péssimo desempenho como parlamentar. Na Casa, mal discursa, pouco apresenta projetos de Lei ou de indicação. Enfim, tem uma atuação apagada no legislativo cearense. Já o ex-prefeito Jaime Júnior (DEM), que deixou o PSDC, para ingressar no nanico Democratas, ao que se sabe, será mesmo candidato a deputado estadual. O DEM no Ceará tinha o deputado Edson Silva como único parlamentar, mas este se debandou para o PSB, agremiação comandada pelo governador. É um partido pequeno, mas em nível federal, junto com os tucanos é oposição firme ao governo popular de Lula (PT). Vive envolvido em escândalos. O mais recente episódio envolve o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, único estado comandado pelo DEM no Brasil. É uma tarefa difícil para Jaime Júnior, mas que poderá ter resultados positivos.

Só nos resta esperar os acontecimentos. Quem sobreviver, verá!