quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um segundo caderno de primeira!

É impressionante como os nossos gestores públicos deixam a área de Cultura em último plano.

Na última terça-feira (12), o jornal O Povo, através do caderno Vida e Arte, trouxe a notícia de que o suplente de deputado estadual, o petista Antônio Carlos, tinha deixado a função de secretário de Cultura do Ceará, após o estremecimento entre o governador Cid Gomes (PSB) e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). O vice-presidente do PT estadual ficou apenas seis dias no órgão cultural.

Se demitiu por torpedo e agora vai trabalhar duro para convencer o eleitorado fortalezense de que Elmano Freitas é o melhor nome para governar Fortaleza a partir de janeiro de 2013.

Aqui parabenizamos a equipe do caderno Vida e Arte por trazer, com exclusividade, a notícia acima descrita. Detalhe: o suplemento tem como editor, o jornalista Magela Lima, que é ex-professor desse blogueiro, nas Faculdades Nordeste (FANOR), nos ensinando duas disciplinas: Teoria da Comunicação II e Cultura Brasileira.

Vale frisar que durante os dois mandatos do governador Cid Gomes, a pasta da cultura sempre recebeu tratamento desigual. Nas duas gestões, a verdade é que a SECULT foi loteada e entregue ao PT. Foi assim na primeira administração com o escritor e jornalista Auto Filho, que é petista. E agora com o historiador Professor Pinheiro, que voltou para a Assembleia Legislativa do Ceará, e depois com Antônio Carlos, o ex-líder do governo no parlamento estadual, ficando lá por somente seis dias. Não deu nem para esquentar a cadeira do gabinete.

No Icó também não é diferente. Hoje, a Secretaria de Cultura e Turismo é comandada por uma "leiga" na área. Por lá, outros icoenses teriam mais capacidade para gerir um órgão tão importante como é este, que é porta de entrada para o nosso valioso patrimônio histórico com mais de 300 anos de história.

Por fim, os nossos governantes precisam priorizar mais a cultura. Que tal começar aumentando o orçamento da pasta?