sexta-feira, 29 de junho de 2012

Comparação inevitável. Quem é melhor?


Amália Peixoto, atual secretária de Saúde de Icó e que nem da saúde é, ou Lúcia Barreto, farmacêutica, ex-coordenadora da 17ª CRES (Coordenadoria Regional de Saúde) e que foi secretária da pasta no governo interino de Jaime Júnior?

Jacqueline Costa, competente educadora, ou Getúlio Oliveira, que não pertence a área de educação? A primeira foi secretária de Educação entre outubro de 2007 e maio de 2008 e o segundo é o atual secretário da pasta. O poeta pode ser muito estudioso sobre vários temas, mas como gestor da educação deixou muito a desejar.

E agora, José? Solange Augusto, leiga no assunto, ou Genildo Angelim, doutor em cultura? A primeira é a secretária de Cultura e Turismo atualmente. Já o segundo revolucionou a área no período em que exerceu a função.

Na área de Agricultura, a comparação é a mais polarizada. Afinal, tanto Mailton Bezerra (atual secretário de Agricultura), quanto o agrônomo Juscelino Leandro (ex-secretário da pasta) entendem do assunto. Sem mais delongas.

E na Infraestrutura? Kildare Colares, que é engenheiro por formação, esteve no lugar certo. Foi uma indicação certa na hora certa. Já o atual secretário Dácio Pinto é político profissional e está no cargo por conveniência política. É aliado histórico da família Nunes.

Chefia de Gabinete, hein? Fernando Nunes, o atual, é um bom rapaz. Sabe falar e atende o povo com a maior delicadeza possível. Mas, como Vileimar Figueiredo, dificilmente vamos ter um chefe de gabinete como ele, uma pessoa determinada, coerente e cheia de amor por Icó e sua gente. Trabalhamos juntos na Prefeitura Municipal de Icó e nunca o mesmo deixou faltar algo para a Assessoria de Imprensa comandada naquela ocasião por nós.

E entre Rogério Caldas e Virlena Dias? O primeiro é cunhado do prefeito e exerce a função de secretário do Trabalho e Ação Social. Já a segunda é nutricionista por formação e grande conhecedora dos assuntos ligados a área social. Sabe como ninguém buscar recursos em órgãos estaduais e federais. É assim nos municípios onde trabalha, como Orós.

Então, é isso aí! A escolha de uma boa equipe faz toda a diferença. Governo competente passa primeiramente pela formação competente de seu secretariado. É aqui que a administração municipal pode fazer toda a diferença.

Agora, nomear pessoas somente com o simples propósito de acomodar aliados é que é a gota d'água. O Icó precisa de gente no lugar certo e comprometidas com o município e com a sua gente.