quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Tia" Luizianne é quem manda. Ela decide e o PT aprova!

E agora José?

O "poste" da Luizianne Lins (PT) será mesmo o candidato da agremiação da estrela vermelha para prefeito de Fortaleza na eleição que se avizinha.

No último domingo (03), Elmano Freitas (foto), o desconhecido secretário de Educação de Fortaleza, foi indicado internamente para representar o PT na eleição de 2012. Sem sequer jamais ter disputado uma vaga de vereador.

É mais um capricho da prefeita Luizianne Lins em impor um nome sem a menor densidade eleitoral, deixando de fora nomes como o deputado federal Artur Bruno e o deputado estadual Camilo Santana, o mais votado parlamentar na eleição de 2010 e o preferido do governador Cid Gomes (PSB).

Vale lembrar que 2012 não é 2004. 

O verbo "impor" acarreta um juízo de valor. Ele está associado ao uso da força e, no caso, ao fato da personagem LL ter usado da força para afirmar Elmano Freitas como seu candidato.

Isso relembra os antigos caciques políticos que dominaram a política nordestina. Cacique é aquele que comanda e que tem a veneração de seus súditos, algo muito comum numa região marcada historicamente pelo domínio do coronelismo, mesmo no período democrático. 

É o que está parecendo a eleição de 2012 aqui em Fortaleza. 

Enquanto isso, ao que parece, o "poste" da "tia" Luizianne irá disputar o pleito municipal com políticos já caleijados e profissionais. É o caso de Inácio Arruda (PCdoB), Marcos Cals (PSDB), talvés Moroni Torgan (DEM) e até o brilhante Renato Roseno (PSOL). Sem falar no fantástico Heitor Férrer (PDT), que tanto admiramos como pessoa e como parlamentar.