sábado, 23 de junho de 2012

Deu a "vontade" do governador Cid Gomes e do senador Eunício Oliveira

Na convenção do PSB realizada, na manhã deste sábado (23), no Ginásio do extinto Colégio Evolutivo, em Fortaleza, não deu nem Ferrúcio Feitosa, ex-secretário Especial da Copa, e nem o vereador Salmito Filho, ex-petista e ex-presidente da Câmara Municipal. Deu foi Roberto Cláudio, o correto e dinâmico presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e "cria" do governador Cid Gomes (PSB).

Com o rompimento do governador e da prefeita Luizianne Lins (PT), o PSB marchará unido com o PMDB, que é presidido pelo senador Eunício Oliveira e com mais nove partidos aliados.

Com isso, coube ao PMDB indicar o candidato a vice-prefeito nesta chapa. E não deu outra. O senador Eunício Oliveira impôs o nome de seu sócio e atual tesoureiro do partido, Gaudêncio Lucena, que nunca disputou sequer uma eleição. Enquanto isso, peemedebistas históricos e "bom de votos" ficaram de fora da disputa majoritária. Tudo isso para satisfazer interesses eleitorais nada convincentes.

Durante o evento desta manhã, o discurso mais forte foi o do ex-governador, ex-prefeito e ex-ministro (duas vezes), Ciro Gomes (PSB). Ele criticou duramente o setor de transporte público de Fortaleza. Já o agora candidato Roberto Cláudio afirmou que a sua trajetória de campanha terá três frentes: a saúde [ele é médico], a educação e a mobilidade urbana.

É bom frisar que, no momento, Fortaleza tem pelo menos cinco candidatos fortes para disputar o trono ora ocupado pela prefeita Luizianne Lins no Palácio do Bispo. São eles: Inácio Arruda (PCdoB), Heitor Férrer (PDT), Elmano Freitas (PT), Moroni Torgan (DEM) e Roberto Cláudio (PSB).

A disputa promete ser acirrada. Que Fortaleza seja o centro do debate principal entre os candidatos.

# Em tempo: Com o "ajuntamento" entre PSB e PMDB em Fortaleza, a coligação deve ser a maior beneficiada com "tempo" durante a propaganda eleitoral gratuita. Estima-se que poderá chegar perto de sete minutos. O que é uma conquista muito salutar.

[Foto: Roberto Cláudio, que é médico, e Gaudêncio Lucena, que é empresário da área de segurança e serviços. É tesoureiro geral do PMDB no Ceará e "homem de confiança" do senador Eunício Oliveira, de quem é sócio]