segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Tiradas do Baú"


Como todos sabem, fui assessor de Imprensa do ex-prefeito interino Jaime Júnior (DEM), potencial candidato de oposição a prefeito de Icó na eleição 2012. A sua convenção está marcada para o próximo dia 30 de junho (sábado), no Cabana Clube, local de grandes acontecimentos políticos.

No exercício da função, profissionalizei a Assessoria de Imprensa, da Prefeitura Municipal de Icó. Criamos o site oficial, em parceria com a Associação de Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará (Aprece); implantamos o sistema de release (sugestão de pauta para a imprensa), fizemos parceria com algumas lan houses icoenses, registramos todos os momentos daquela gestão, cobrindo todas as ações e acompanhando o prefeito em suas atividades públicas, dentre outras obrigações. 

Modéstia à parte, a população era sempre informada sobre tudo o que acontecia naquela interinidade. Tínhamos, inclusive, uma coluna "paga" no Diário do Nordeste (Caderno Regional) e outra no jornal Folha do Salgado, já extinto. Sem contar no fato de que éramos presença constante nas rádios Brasil FM e Icó FM.

Foram momentos de muito trabalho. Quando não era no nosso gabinete localizado no Palácio da Alforria, era percorrendo as onze secretarias municipais existentes à época.

Digo isso porque, como jornalista formado que sou, com graduação em Jornalismo conferido pelas Faculdades Nordeste (FANOR), fico triste em saber que o setor de comunicação da PMI está desativado por pura incompetência de seus homens públicos.

Comunicação é fundamental para todo e qualquer governo. Infelizmente, a gestão atual menospreza a área. Sequer, o Icó tem uma Assessoria de Imprensa ou um departamento de Comunicação Social (que o diga o portal da Prefeitura, que há muito tempo encontra-se sem atualização diária). Em Iguatu, para que os leitores saibam, existe uma Secretaria de Comunicação Social, tão bem assumida pelo colega Técio Júnior. Em Fortaleza, também é valorizado este setor, com o jornalista Demétrio Andrade à frente da pasta. Mas em Icó, o negócio parece que não soa bem. Deve ser por isso que ninguém sabe o que ocorre no seio da administração pública municipal. E isso é muito ruim para um governo que diz que prega a transparência.

Foi uma experiência maravilhosa e exitosa. A minha passagem pela Assessoria de Imprensa do prefeito interino Jaime Júnior é uma conquista que levarei comigo para sempre. Cumpri a minha missão, hoje tenho livre trânsito perante a imprensa, tenho muito contato na área e, em Icó, neste ano, vou votar naquele que acredito que vai mudar a realidade do município icoense. 

Gratidão é uma palavra forte. É um sentimento que poucos conseguem ter. Mas, digo com toda sinceridade, eu sou muito grato a quem me deu a primeira oportunidade para mostrar o meu trabalho em Icó. 

Antes de tudo, sou cidadão icoense. Nasci e me criei nesta terra amada. Hoje, me tornei jornalista profissional, com a graça de Deus e com os investimentos feitos em mim pela minha mãe Ana Farias Xavier. Nesse sentido, como disse lá atrás, "ficar em cima do muro" durante esta eleição, eu não vou ficar.  Pode apostar!

Amo Icó! E, por ti, escolherei o melhor nome para te administrar a partir de janeiro de 2013.