terça-feira, 12 de junho de 2012

Movimento político em Fortaleza (CE)

O que muitos já haviam projetado, realmente o PSB de Fortaleza terá candidatura própria rumo ao Palácio do Bispo, hoje ocupado pela prefeita Luizianne Lins (PT), histórica aliada dos socialistas e que de um tempo para cá vem com posições contrárias ao governador Cid Gomes.

Nesse sentido, o governador, que é também presidente estadual do PSB, realizou importante reunião política, na última segunda-feira (11), justamente para debater o futuro da sigla na capital. O encontro socialista foi bastante prestigiado por vários de seus filiados, inclusive por aqueles rebeldes do partido, como a deputada estadual Eliane Novais, que de vez em quando vota contra o governo de sua própria legenda.

No encontro político, ficou decidido que o PSB não apoiará o nome indicado pelo PT para a sucessão de Fortaleza, no caso o do ex-secretário de Educação, Elmano Freitas. Segundo o governador Cid Gomes, "o PSB não mais apoiará um nome que represente a atual gestão de Fortaleza". Para ele, "o modelo petista da capital está exaurido".

Para tanto, o PSB definiu três pré-candidaturas socialistas. Ferrúcio Feitosa [ex-secretário especial da Copa], Salmito Filho [ex-petista, atual vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza] e Roberto Cláudio [presidente da Assembleia Legislativa do Ceará] são os nomes do partido para a sucessão fortalezense. A convenção do PSB ocorrerá no próximo dia 24 de junho, em local indefinido. 

Vale lembrar que outras opções ainda não foram descartadas, como o apoio ao pré-candidato Inácio Arruda (PCdoB) ou algum postulante do PMDB, que ainda não se pronunciou acerca do assunto. Apenas o senador Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB, tem afirmado que a tendência é apoiar a candidatura comandada pelo governador Cid Gomes.

Enfim, o rompimento do PSB com o PT de Fortaleza aconteceu. No Interior, como no plano nacional, as duas siglas continuam aliadas, como é o caso de Sobral, cidade que já foi administrada pelo governador Cid Gomes, e o Brasil, hoje comandado pelos petistas e com o PSB compondo a equipe de primeiro escalão da presidenta Dilma Rousseff (PT).

# Enquanto isso,

O PDT realizou encontro político, na manhã da última segunda-feira (11), no Comitê de Imprensa, da Assembleia Legislativa do Ceará, para anunciar a adesão do PPS à candidatura do deputado estadual Heitor Férrer para prefeito de Fortaleza. E é justamente o PPS que indicará o companheiro de chapa do brilhante parlamentar Heitor Férrer, natural de Lavras da Mangabeira. Trata-se do empresário Alexandre Pereira, que em 2010 foi candidato a senador na chapa encabeçada pelo então candidato a governador Lúcio Alcântara (PR), que inclusive já governou o Ceará entre 2003 e 2006. Estivemos lá e conferimos tudo de perto. Quem deu o "ar" da graça por lá foi o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio, que poderá ser adversário dos pedetistas aqui na capital na eleição que se avizinha.