quinta-feira, 21 de junho de 2012

O futuro de Icó e de sua gente!

O Icó está mudando literalmente!

Quando falo mudando é em relação a consciência do seu povo. De uns tempos para cá, tenho notado que a população icoense está mais crítica e mais sabedora de seus direitos e deveres, principalmente, quando o assunto é política partidária.

2012 é um ano eleitoral, onde deveremos eleger os futuros prefeitos e vereadores das mais diversas cidades brasileiras. E no Icó não é diferente.

Só que em terras icoenses, a disputa promete ser uma das mais disputadas de todos os tempos. Os dois maiores candidatos prometem realizar um pleito concorrido, tudo em nome do cobiçado trono do Palácio da Alforria, sede do governo municipal e onde nasceu o ex-governador Antônio Pinto Nogueira Acioly.

A consciência do povo icoense está tão diferente que, nesta sexta-feira (22), no auditório do CSU, será realizada uma reunião para discutir a temática LGBT (Gays, Lésbicas, Bisexuais e Transexuais). Se fosse em outros tempos, o assunto jamais seria levado adiante por conta de ainda termos muitos cidadãos retrógrados e conservadores, típico de cidade provinciana. Bola cheia para quem está a frente desta iniciativa tão brilhante. Afinal, as minorias também fazem parte de Icó. 

Percebi que durante este mandato, as manifestações aumentaram e se afloraram. E isso é bom para a democracia. Governo nenhum, de nenhuma esfera, pode ser unânime, ao ponto de não ter uma oposição forte. Nesse sentido, pude testemunhar "gritos de liberdade" por parte dos irrigantes do DNOCS e por parte dos servidores públicos municipais, puxados por dois importantes sindicatos icoenses, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi).

Nestes quatro anos também tivemos o "boom" dos blogs e uma imprensa livre. As três rádios fizeram o seu papel, o site Icó é Notícia hoje é o principal veículo de comunicação icoense e os quase 70 blogs estão de parabéns, com destaque para os noticiosos do advogado Fabrício Moreira e dos amigos Luan Sarmento, Vital Neto, Lacy Carvalho, Professor Santos e Rafael Lira.

Realmente, o "jeito Nunes de governar" está se exaurindo, para usar um termo usado pelo governador Cid Gomes (PSB), ao se referir à administração da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT). O povo está mais atento e o governo municipal está sendo mais fiscalizado pela opinião pública. A eleição de 07 de outubro comprovará o que estamos aqui relatando neste momento.

É tão verdade que foi realizada uma pesquisa de intenção de voto em três importantes bairros de Icó e em alguns estabelecimentos comerciais como bares e lanchonetes. Novo Centro, Cidade Nova e Centro Gerencial deram maioria esmagadora [74%] para o pré-candidato de oposição Jaime Júnior (DEM), o mesmo que foi derrotado pelo prefeito Marcos Nunes (PMDB) há quatro anos atrás. Os dois irão para o embate novamente e terão os nomes homologados em convenção no próximo dia 30 de junho (sábado), no Cabana Clube e no Kanekão Shows, respectivamente.

Acredito que ganhará aquele que convencer o eleitorado icoense de que é o melhor nome para administrar o município a partir de janeiro de 2013. Será o discurso da continuidade contra o discurso da mudança. Só esperamos que o debate seja sadio e que o plano de governo de cada um seja exaustivamente debatido pelo conjunto da população.

Que vença o melhor!