quarta-feira, 24 de março de 2010

Vice-governador diz ter "chances" de continuar no cargo

O vice-governador Francisco Pinheiro reafirmou, nesta quarta-feira, 24, que o PT quer manter a aliança política com o governador Cid Gomes, garantindo sua reeleição e procurando ampliar a participação da legenda no cenário político. Ele adiantou que o PT continua trabalhando para não apenas garantir a manutenção da vice, mas ter também o ministro José Pimentel (Previdência Social) disputando vaga ao Senado. No que diz respeito ao cargo de vice, renovou o desejo de continuar e até arriscou: “Tenho chances”.

No páreo para vice, estão o secretário de Cidades, Joaquim Cartaxo, e Valdemir Catanho, assessor especial da prefeita Luizianne Lins. Já o secretário do Desenvolvimento Rural, Camilo Santana, informou que disputará mesmo cadeira de deputado estadual e que acertou com o governador Cid Gomes sua desincompatibilização para o dia 1º de abril.

Sobre a possibilidade de uma aproximação eleitoral de Cid Gomes com o PSDB, o que tem se registrado nas últimas semanas – pelo menos com manifestações de tucanos, o vice-governador disse que essa questão deve ser discutida pelo PT e que não gostaria de colocar posição individual, mas ele disse que o PSDB é “um partido diferente do nosso”.

“Nós temos posições muito diferentes no Brasil. O programa do PSDB é frontalmente contra o programa do PT. É dificil você construir uma governabilidade com o PSDB, mas isso é o partido que resolve”, disse Francisco Pinheiro. Indagado se o PT deixaria de apoiar a reeleição de Cid caso os tucanos se aproximem do PSB, reagiu:

“Essa é uma questão em que nós colocamos o seguinte: temos uma resolução do partido de manter a aliança com o governador Cid Gomes”. O vice-governador deu essas declarações antes de seguir, nesta madrugada de treça-feira para Brasília onde disse que iria tratar, entre vários assuntos, sobre projetos do PAC 2.

Pinheiro reiterou que trabalha para continuar vice, assim como também é a favor de que o PT possa também ter José Pimentel disputando o Senado. Lembrado de que Cid Gomes só tem se manifestado a favor de Eunício Oliveira (PMDB), para o Senado, o vice disse que respeita essa posição dele. Para Pinheiro, até junho, todo esse quadro ficará resolvido com muito diálogo.