quinta-feira, 25 de março de 2010

ARTIGO - A constante mudança de secretários na educação de Icó

Ao ler o editorial da penúltima edição do Jornal Folha do Salgado, fui tomado de surpresa. O editorial é a palavra oficial de todo e qualquer veículo de comunicação. Neste, o editorialista que o escreveu anunciava a nomeação do editor Getúlio Oliveira como o mais novo secretário de Educação do município de Icó. E o jornalista Honório Barbosa, correspondente do Diário do Nordeste na Região Centro-Sul, passava a responder pelo jornal.
Depois de diversas escolhas sem sucesso, eis que o prefeito Marcos Nunes (PMDB) resolveu nomear o poeta Getúlio Oliveira para a função. Antes, já tinham assumido a professora Ivana Carla, o professor Fernando Cavalcante e o agricultor Gildomar Gonçalves. Mas, segundo fontes, desde o início da administração, em janeiro de 2009, que o gestor municipal tinha feito o convite a Getúlio e este não tinha aceitado. Essa história é fato e aconteceu.
O problema é que muitos icoenses não conseguem diluir esta ideia porque Getúlio foi um dos coordenadores da campanha do então candidato Jaime Júnior (DEM) nas eleições de 2008. E agora estar novamente no grupo liderado pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB), o que, aliás, foi seu secretário de Cultura, Turismo e Desporto.
Contribuir com a municipalidade é obrigação de todo cidadão. Agora, mudar de ideia sempre que o seu interesse falar mais alto, já é outra história totalmente diferente. Todos nós sabemos que a educação pública municipal de Icó vai de mal a pior. E não vai ser Getúlio que vai resolver de um dia para o outro. Precisa ser feito um planejamento urgente. A Prefeitura precisa investir pesado em educação. Se os três anteriores não deram certo é porque o problema é de gestão. E deve partir, sobretudo, do representante que o povo escolheu para administrar o Palácio da Alforria.
O município de Icó só não vai pra frente por conta de seus homens públicos que acabam colocando o seu projeto particular de poder em detrimento aos anseios da grande maioria da população. Que Getúlio é uma pessoa preparada, todo mundo sabe. Espero sinceramente que ele coloque a educação de Icó nos eixos. E se ele se debandou para o lado dos "Nunes" novamente, com certeza, foi uma decisão que só cabe a ele explicar.
Vale lembrar que não é de hoje que Getúlio "morre de amores" pelos Nunes. Vem desde a eleição vitoriosa de Oriel Nunes em 1988, quando o próprio Getúlio foi candidato a prefeito e ficou em último lugar, ficando atrás de Quilon Peixoto Farias (PSDB) e Júnior Abreu (PT).
Quanto ao Jornal Folha do Salgado, já faz um bom tempo, que ele está totalmente tendencioso. É um verdadeiro release da Prefeitura Municipal de Icó. E continua assim nestas duas últimas edições sob o comando do colega Honório Barbosa. O que é uma lástima. Já dizia o grande Tristão de Atayde: "O jornalista medíocre informa para informar. O jornalista moderno informa para formar".
A bem da verdade é que, graças a DEUS, temos a Rádio Brasil FM, dirigida com maestria pelo radialista Rubens Brasil, como uma voz ativa em benefício do povo icoense. E se não fosse este veículo, o que seria do povo de Icó, sobretudo, os mais humildes?
Exerci a função de assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Icó por oito meses e sei perfeitamente como funciona o rateio da verba publicitária desses veículos. O que posso afirmar é que no caso do jornal não é pouca coisa não. Dá até para comprar um carro. Deve ser por isso que o Folha do Salgado esteja tão ligado aos ditames do Paço Municipal.