domingo, 21 de março de 2010

Sindjorce realiza em abril o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas


Para marcar o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) realizam de 9 a 11 de abril, em Fortaleza, o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas. Preparatório para o XXXIV Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorrerá de 18 a 21 de agosto, em Porto Alegre (RS), o Congresso Estadual elegerá os delegados que representarão os jornalistas do Ceará no evento e antecipará o início das celebrações pelos 57 anos do sindicato da categoria no Estado.

Com o tema "Trabalho, organização e qualidade de vida no Jornalismo", o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas pretende envolver cerca de 300 participantes, entre profissionais, sindicalistas, professores, estudantes, juristas, parlamentares, procuradores, juízes, advogados, médicos e demais convidados num amplo debate sobre os principais temas do Jornalismo e da sociedade.

Hora de debater o futuro dos jornalistas

Alvo de sucessivos ataques com o objetivo de desestruturar a organização da categoria no Brasil, os trabalhadores jornalistas enfrentam um cenário de singular apreensão e incertezas desde 17 de junho de 2009, quando o STF extinguiu a obrigatoriedade do curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão.
Esta será a primeira vez que a categoria e seus dirigentes nacionais e internacionais se reunirão em um Congresso Estadual no Ceará para mensurar os danos causados à sociedade pela extinção do diploma como critério de acesso à profissão de jornalista. Hora de debater estratégias para reverter os prejuízos provocados por uma decisão judicial equivocada que impôs um retrocesso de mais 40 anos à organização desses profissionais.

Categoria contabiliza vitórias

Apesar desse cenário difícil, os jornalistas já conseguiram algumas vitórias. Aprovaram nas Comissões de Constituição e Justiça do Senado e da Câmara Federal duas Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) que restabelecem a exigência do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão. A volta dessa obrigatoriedade recebeu apoio expressivo dos parlamentares, da sociedade e também dos delegados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

Marco histórico na democratização das comunicações, a 1ª Confecom aprovou ainda duas importantes bandeiras de luta da categoria: a criação do Conselho Federal dos Jornalistas e de uma nova Lei de Imprensa, propostas que só serão colocadas em prática com a continuidade da organização e da pressão social dos jornalistas e da sociedade civil organizada.

Serviço:
VIII Congresso Estadual dos Jornalistas
De 9 a 11 de abril de 2010, em Fortaleza - CE
Abertura: 19 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza - Rua Dr. Tompson Bulcão, 830, Luciano Cavalcante
Credenciamento: a partir das 7h30min, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte Che Guevara (Cuca) - Avenida Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará
Informações: 85. 3247.1094/3272.2966 ou escritoriovirtual@sindjorce.org.br