segunda-feira, 22 de março de 2010

Dez ministros deixam governo

A praticamente duas semanas do fim do prazo para desincompatibilização dos ministros que vão disputar cargos nas próximas eleições, o governo começa a preparar uma cerimônia de despedida para os que saem e de posse coletiva dos novos ministros. A Agência Brasil apurou que pelo menos dez ministros deixarão o cargo até o próximo dia 3.

Segundo o Palácio do Planalto, a cerimônia de posse deverá ser realizada no dia 1º de abril, em local que ainda não foi definido. É provável que o Palácio do Itamaraty seja o local escolhido, por causa do grande número de convidados para a solenidade.

O ex-ministro da Justiça e agora pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, foi o primeiro a deixar a Esplanada para se dedicar exclusivamente à campanha. Ele saiu em fevereiro e foi substituído pelo então secretário executivo da pasta, Luiz Paulo Barreto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dito publicamente que a ideia é substituir os que vão deixar o governo por pessoas de dentro dos próprios ministérios para evitar que a composição de novas estruturas atrapalhe o andamento dos projetos.

Também saem do governo a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, que concorrerá à Presidência da República, e os ministros Hélio Costa, das Comunicações, Edson Lobão, de Minas e Energia, e Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional. Costa deve disputar o governo de Minas Gerais ou concorrer à reeleição para senador, Lobão tentará se reeleger senador pelo Maranhão e Geddel concorrerá ao Governo da Bahia.

Os ministros José Pimentel, da Previdência Social, Reinhold Stephanes, da Agricultura, e Edson Santos, da Igualdade Racial, saem para tentar a reeleição como deputados federais pelo Ceará, pelo Paraná e pelo Rio de Janeiro, respectivamente - Pimentel cogita se lançar ao Senado também. Carlos Minc, titular do Meio Ambiente, disputará novo mandato de deputado estadual no Rio de Janeiro, e Alfredo Nascimento, dos Transportes, deverá disputar o governo do Amazonas.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, ainda não decidiu se deixa o governo. Patrus está em busca de apoio para concorrer ao Governo de Minas de Gerais. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que tem status de ministro, também não resolveu se deixará o cargo para concorrer ao governo de Goiás.

O secretário de Portos, Pedro Brito, está em situação semelhante. Assessores da secretaria informam que há possibilidade de Brito sair candidato a deputado federal pelo Ceará, como deseja seu partido, o PSB. O presidente Lula, no entanto, já teria conversado com Brito na tentativa de convencê-lo a permanecer no cargo. (da Agência Brasil)

SAIBA QUEM SÃO OS MINISTROS-CANDIDATOS

> Tarso Genro (Justiça). Governo do Rio Grande do Sul pelo PT
> Dilma Rousseff (Casa Civil). Pré-candidata do PT à Presidência
> Hélio Costa (Comunicações). Governo de Minas pelo PMDB
> Edson Lobão (Minas e Energia). Senado pelo PMDB-MA
> Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). Governo da Bahia pelo PMDB
> José Pimentel (Previdência). Senado pelo PT-CE
> Reinhold Stephanes (Agricultura). Disputa como deputado federal pelo PMDB-PR
> Edson Santos (Igualdade Racial). Deputado federal (RJ)
> Carlos Minc (Meio Ambiente). Deputado estadual no RJ.
> Alfredo Nascimento (Transportes). Governo do Amazonas pelo PL