segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Tiradas do Baú"

Graças a Deus temos livre trânsito em todos os grupos políticos de Icó (CE), nossa terra amada. Por oito meses fomos assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal, durante o mandato tampão do ex-prefeito Jaime Júnior (DEM), no período em que esteve na função devido o afastamento do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB), por improbidade administrativa. Compromisso assumido na ocasião com dedicação e afinco, inclusive profissionalizando este setor.

Antes, já tínhamos apoiado o ex-prefeito Neto Nunes (PMDB), atual 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, em 1997 e em 2000 para a Prefeitura Municipal de Icó e, em 2006, para o parlamento estadual. Como estão vendo, já tivemos nos dois lados. No lado dos "Nunes" até mais antes dos que hoje estão lá e que são ligados ao ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD). Diga-se de passagem, nosso primo segundo, já que o mesmo é primo legítimo de nossa querida e estimada mãe.

Pois bem! Fazemos esta retrospectiva para explicar um fato. Na manhã desta segunda-feira (28), a Assembleia Legislativa do Ceará realizou a VIII Jornada Municipalista, que tem o objetivo de homenagear os municípios cearenses que completaram aniversário no mês de outubro próximo passado, inclusive, Icó. De nossa cidade, uma grande comitiva foi trazida, entre secretários municipais, servidores públicos e vereadores.

Na comitiva estavam os secretários Daniel Peixoto (Saúde), Dácio Pinto (Infraestrutura), Fernando Nunes (Chefe de Gabinete), Hermano Limeira (procurador geral do Município), Rogério Maia (Trabalho e Ação Social), Valdir Batista (Sub-secretário de Cultura e Turismo), Aroldo Nunes (Esporte), Deusivan Macêdo (Sub-secretário de Esporte), além dos vereadores Júnior Dantas (presidente da Câmara Municipal de Icó), Evandro Juvino (PSD), Edjalma Moreira (PP) e Flamarion Pereira (PSD). Ainda se encontravam presentes, Maria Josefina (Bia), Ariosvaldo Muniz (Vavá), Heitor Muniz (advogado), Deusimar Ramos, Túlio Ramos, dentre outros. Foi um momento de congraçamento, já que a nossa terra estava sendo homenageada por um Poder importante. E nós estávamos lá também como filho icoense.

Fomos muito bem recebidos no gabinete do deputado estadual Neto Nunes. O prefeito Marcos Nunes (PMDB) era uma alegria só. Infelizmente, alguns "quilonetes" de plantão não quiseram conversa com este blogueiro. Preferiram fazer "ouvido de mercador", ao invés de pelo menos cumprimentar-me. Mas tudo bem! O que eles não sabem é que estamos na nossa qualidade de jornalista e assim continuaremos. Com certeza, tomaram um susto quando nos viram por lá. Isso não nos abala. O que nos fortalece é saber que um dia já fomos deste grupo e com os "Nunes" sinceramente não temos nenhum problema. Muito pelo contrário. Todos eles nos trata super e maravilhosamente bem. Não é à toa que a Prefeitura Municipal de Icó é a patrocinadora oficial do II Natal Fashion, realizado por nós, no dia 10 de dezembro, às 19 horas, no auditório do Centro Social Urbano (CSU). Aqui, abrimos um parêntese para agradecer o apoio do amigo e secretário de Infraestrutura, Dácio Pinto. Hoje, não temos compromisso político. Mas em 2012 poderemos ter, sim! Afinal, todo cidadão é um ser político. E jornalista também é.

Ah, o "senhor" Carrilho, ex-secretário de Finanças da gestão Cardoso Mota, foi uma exceção e falou conosco muito educadamente, até porque a sua estimada esposa fez parte do LEO Clube bem na nossa época. Resultado: após a solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará fomos almoçar no Restaurante Parque Recreio, da Avenida Washington Soares, a convite do prefeito Marcos Nunes e do deputado Neto Nunes. Lá, até convite para trabalhar no parlamento estadual em 2012 recebemos. O que demonstra a nossa força junto aos grupos políticos de Icó. Podemos não ter "voto", mas temos o "poder da palavra" e isso, por si só, já basta. Tanto Heitor Muniz, como o seu pai Vavá, estão de testemunha.

Estamos fazendo estes esclarecimentos para que os nossos leitores saibam através de nosso Blog. E, se num passado, já votamos em Neto Nunes, nosso primeiro voto, e em 2008 votamos em Jaime Júnior, em 2012 é outra eleição, é outro momento. É só ver onde estavam os vereadores Flamarion Pereira e Edjalma Moreira em 2008 e onde estão hoje. Fica a reflexão.

Até o próximo quadro semanal "Tiradas do Baú", na próxima segunda-feira (05/12).