O Cinema Brasileiro tem retratado o Nordeste desde as décadas de 1940 e 1950, com histórias de sonhos e ideais, onde interagem personagens que fazem a história do cinema nacional. Durante a década de 1950 surgiu um fenômeno baiano, dando origem a um conjunto de filmes realizados na Bahia, como o "Pagador de Promessas" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol".
Durante muitos anos várias produções buscaram mostrar o nordestino como imigrante, aquele que foge do seu lugar de origem por falta de condições melhores. O nordestino aparece muitas vezes associados como a signos, como seca e pobreza, muitas vezes também apresentado como um homem forte e corajoso. Ainda se é possível notar no cinema brasileiro, uma cópia de tendência da literatura brasileira, firmando um homem nordestino apenas como um sertanejo.
Uma imagem que já se modificou ao longo dos anos, e que precisa ser retratada, com produções que mostrem a modernização do Nordeste, seus desenvolvimentos e avanços.
# Currículo: Rayane Moreira, natural do município de Paraipaba, hoje residindo em Fortaleza, já trabalhou em rádio, repórter de site, já foi eleita Garota Regata (concurso muito renomado) do seu município, como também, já realizou trabalhos como modelo. Atualmente, cursa Jornalismo na instituição de ensino FANOR- Faculdades Nordeste. Apaixonada pela comunicação desde pequena. Jornalismo se tornou a concretização de um enorme sonho, é amante da notícia e do entretenimento. Costuma dizer: que faz melhor quem gosta do que faz! Maior objetivo é se realizar profissionalmente na vida pessoal. Também apaixonada por música, cinema, moda e todos os campos da mídia. O seu artigo é sempre publicado na terça-feira.