terça-feira, 29 de novembro de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)

A Cultura POP

Por Rayane Moreira (foto)

Bem, hoje iremos falar de um tema bem atual e que poucos conhecem seu conceito: Cultura Pop.

O termo "POP" frequenta a cultura atual: nos jornais, aparece para qualificar desde um tipo de música específica até chefes de cozinha, passando por histórias em quadrinhos e cultura pop japonesa.

A aparente falta de critério para o uso faz parecer que tudo no mundo hoje é pop. Não é verdade, mas a onipresença do pop na mídia revela aspectos importantes desta que e a lógica cultural dominante no mundo desde o século XX.

O fato de o pop ser usado para designar diversas coisas e, as­sim, tornar sua definição difícil, revela que não é possível tentar entendê-lo como algo fechado e estático. O pop está ligado a movimen­to, sensibilidade e possui características agregadoras .

Um são os Closplays, onde pessoas demosntram seu apoio e apreço às obras da cultura pop, talvez uma das mais explícitas e populares nos dias atuais. A prática dos Closplay também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países. Uma das principais características do Closplay é que o participante, além de caracterizar, ainda incorpora o personagem, reproduzindo seus trajes, como fala, postura, entre outros.

# Currículo: Rayane Moreira, natural do município de Paraipaba, hoje residindo em Fortaleza, já trabalhou em rádio, repórter de site, já foi eleita Garota Regata (concurso muito renomado) do seu município, como também, já realizou trabalhos como modelo. Atualmente, cursa Jornalismo na instituição de ensino FANOR- Faculdades Nordeste. Apaixonada pela comunicação desde pequena. Jornalismo se tornou a concretização de um enorme sonho, é amante da notícia e do entretenimento. Costuma dizer: que faz melhor quem gosta do que faz! Maior objetivo é se realizar profissionalmente na vida pessoal. Também apaixonada por música, cinema, moda e todos os campos da mídia. O seu artigo é sempre publicado na terça-feira.