Sociedade de consumo é um termo utilizado para se referir a sociedade contemporânea. Consumir desde a "necessidade básica" a algo supérfluo é uma atividade presente em toda e qualquer sociedade humana. Para alguns autores, a sociedade de consumo é definida por um tipo específico de consumo. Já outros dizem que englobaria características sociológicas, como a presença de moda, sentimento permanente de insaciabilidade.
Nas sociedades tradicionais, a unidade de produção como a de consumo era a família ou o grupo doméstico. As famílias produziam em grande parte para o consumo próprio, sendo a mesma composta por grupos de status definidos pelas roupas, atividades de lazer, padrões alimentares, dentre outros.
Hoje existe uma multiplicidade de grupos, tribos e indivíduos criando as suas próprias modas. Cada um faz as suas próprias escolhas segundo o seu senso estético e conforto. Independentemente de sua posição social, idade e renda, a pessoa pode ser quem ela escolher. O estilo de vida na cultura do consumo reflete a individualidade, auto expressão, estilo pessoal e autoconsciente.
# Currículo: Rayane Moreira, natural do município de Paraipaba, hoje residindo em Fortaleza, já trabalhou em rádio, repórter de site, já foi eleita Garota Regata (concurso muito renomado) do seu município, como também, já realizou trabalhos como modelo. Atualmente, cursa Jornalismo na instituição de ensino FANOR- Faculdades Nordeste. Apaixonada pela comunicação desde pequena. Jornalismo se tornou a concretização de um enorme sonho, é amante da notícia e do entretenimento. Costuma dizer: que faz melhor quem gosta do que faz! Maior objetivo é se realizar profissionalmente na vida pessoal. Também apaixonada por música, cinema, moda e todos os campos da mídia. O seu artigo é sempre publicado na terça-feira.