sábado, 26 de novembro de 2011

Artigo do Editor!

É Fantásticoooo!!! Qualquer semelhança com o Icó é mera coincidência

Por Voltaire Xavier (foto)
Jornalista

A maior revista eletrônica televisiva do Brasil noticiará, neste domingo (27), uma grave denúncia que envolve algumas primeiras-damas de alguns municípios brasileiros. É no Fantástico, da Rede Globo, logo após o Domingão do Faustão.

Desde a última quinta-feira (24), que os seus apresentadores vem noticiando esta reportagem durante a programação da emissora. Realmente, vale a pena ficar ligado e ver o teor da denúncia.

Pelo que já se percebe trata-se de desvio de dinheiro público por parte de algumas primeiras-damas. Ou seja, esposas de prefeitos que surrupiam verba pública em seus próprios proveitos. O que é ridiculamente inaceitável.

Pela denúncia, whisky, jóias e até ração para animal são comprados com dinheiro público. Enquanto a população carente desses municípios ficam a mercê de migalhas e de favores. Algumas famílias, inclusive, se sustentando com os poucos rendimentos recebidos através desses famigerados programas de renda, como o Bolsa Família, por exemplo. E as "baronesas da política" se dando bem por aí. É inacreditável.

Algo deve ser feito pelas autoridades competentes e pelos colegiados de controle de contas espalhados pelo Brasil. Os exemplos que a reportagem vai mostrar neste domingo são só alguns, mas existem outros do Oiapoque ao Chuí. Não temos dúvidas quanto a isso. Aqui no Ceará mesmo tivemos recentemente o episódio conhecido como "Escândalo dos Banheiros".


Quem não lembra do processo contra o ex-prefeito de Icó (CE), Cardoso Mota (PSB), durante o período em que esteve afastado de suas funções públicas por improbidade administrativa? Pois é! Vamos relembrá-las aqui somente no que se refere a corrupção praticada envolvendo a então primeira-dama Sandra Mota, em alusão a reportagem do Fantástico a ser noticiada neste domingo para todo o Brasil. Eis-lo de acordo com os autos:

Na época, vários saques dos cheques públicos da Prefeitura Municipal de Icó, eram imediatamente revertidos em favor da conta pessoal do ex-prefeito Cardoso Mota, de vereadores e servidores de cargos de confiança. Igualmente, diversos cheques vultosos da PMI foram depositados nas contas de "laranjas" a serviço do ex-gestor municipal, máxime de seus familiares. Pelo processo, as folhas 113, 114, confirmam "mais dinheiro depositado, de forma diversa do ali esperado, na conta-pessoal da sua esposa Sandra Maria Maciel Sampaio Mota (alto valor)". Qualquer semelhança com a reportagem do Fantástico é mera coincidência. Já as folhas 116/118 dos autos, empenho nº P0314001, mostra mais valores sacados dos cofres públicos, novamente depositados na conta pessoal da então primeira-dama de Icó. Para onde foi este dinheiro? Foi devolvido para a população?

Voltaremos a este assunto. Mas antes de finalizar este artigo é bom lembrar que na época, usando a conta pessoal da própria cunhada, Joana D'arc Maciel Sampaio, o denunciado e que parece que até o momento vai se safar da impunidade, comprou com recursos públicos, um apartamento situado na Av. Rogaciano Leite, nº 200, Aptº 1703, edifício Azalée, bairro Salinas - Fortaleza/CE, no valor de R$ 155.000,00 (cento e cinquenta e cinco mil reais). (Documentos folhas: 34/250/249/251/252/33/1542 dos autos). Estes são só alguns exemplos daquele desmando administrativo já conhecido por todos os icoenses.

Só foi o correto promotor Luiz Alcântara deixar a nossa Comarca que a coisa desandou e os denunciados continuam impunes. Enquanto isso, a sociedade fica sem nenhuma resposta. É sobre assuntos como estes que a maior revista eletrônica televisiva do Brasil vai abordar neste domingo. Não perca!

Temos que virar a página da impunidade e da corrupção. Pela moralização da política brasileira.

# Fonte: Denúncia Decreto-Lei nº 201/67 encaminhada para a Câmara Municipal de Icó, à época, em meados de 2007, pelo advogado icoense Kerginaldo Cândido Pereira e pelo então presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindisepmi), Josafá Alves da Silva. No documento, em anexo, foi incluído cópia integral da Ação Civil Pública, aforada pelo Ministério Público de Icó, em desfavor do "travesso ex-prefeito Cardoso Mota e outros, com farta documentação apensada, datada do dia 18 de outubro de 2007, juntamente com cópias dos documentos pessoais dos denunciantes.