Muitos dizem que a morte é uma passagem dessa vida para outra muito melhor. Concordamos em gênero, número e grau. Pois bem! Este dia 14 de novembro (segunda-feira), véspera de feriado, foi o dia em que o município de Icó (CE), há mais de 30 anos, perdia um de seus políticos mais céleres de toda a história icoense.
Estamos nos referindo a José Walfrido Monteiro, ex-prefeito e ex-deputado estadual por duas legislaturas. Homem que governou a sua cidade com capacidade técnica e visão de futuro, deixando muitas obras físicas. É até hoje lembrado pela população.
A sua morte chocou não só a população de Icó, mas deixou uma lacuna muito grande no Ceará. José Walfrido tinha livre trânsito no Governo Gonzaga Mota, com quem tinha uma amizade incomensurável. A sua família até hoje nutre uma profunda admiração por este ex-governador.
Se não tivesse tido uma morte tão prematura, através de acidente automobilístico, teria sido presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. A ideia era essa naquela ocasião em que o município de Icó possuía prestígio político nas entranhas do poder estadual.
José Walfrido foi um verdadeiro municipalista. Apoiava integralmente os municípios de sua base política. Foi presidente da Aprece - Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará, inclusive comandou a equipe que recriou esta importante entidade que trabalha em defesa dos municípios cearenses até os dias de hoje.
De tradição política, pertencente a família Monteiro, fez muito pelo Icó. A grande maioria dos órgãos públicos estaduais existentes neste município foram adquiridos na gestão do ex-prefeito José Walfrido Monteiro. Desse clã, ainda tivemos o seu pai Walfrido Monteiro Sobrinho, e o seu irmão Aldo Marcozzi Monteiro, como prefeitos, além de seu outro irmão, Tarcísio Monteiro, como deputado estadual.
Infelizmente, após o mandato de seu irmão Aldo Monteiro na Prefeitura Municipal, nenhum outro "Monteiro" se destacou na política para continuar este trabalho no município de Icó. É bem verdade que são outros tempos. Novas lideranças surgiram após este período, mas uma coisa é certa. Para os mais antigos, ninguém apagará o brilho dos mandatos e a perspicácia do homem público chamado José Walfrido Monteiro, o nosso homenageado do quadro semanal "Tiradas do Baú" desta segunda-feira (14).
Que a família e o povo de Icó possam sempre lembrar do político José Walfrido Monteiro como um grande administrador, como um cidadão honrado e como um abnegado político, que defendeu com "unhas e dentes" os interesses da terra icoense e da região. Foi um orador sublime, como poucos. Ao subir a tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará com seus discursos sempre eloquentes, era aparteado tanto por parlamentares de oposição, como de situação.
Fica aqui este registro histórico de um homem espetacular e que se vivo fosse já teria alcançado outros patamares políticos. À época, a sua já sólida carreira política já teria o levado para Brasília ou para qualquer cargo majoritário estadual. Não temos dúvidas quanto a isso.
# EM TEMPO: Faleceu aqui em Fortaleza, a "senhora" Denilde Sobrinho, esposa do saudoso Vicente Alves Sobrinho, ex-diretor do extinto Centro Icoense de Ensinos Técnicos (Ciente). Dr. Vicente, ao entregar o comando da escola, foi ao prefeito de plantão e disse em alto e bom som: "Só entrego a direção do Ciente se for para a professora Naninha". Dito e feito. Para quem não sabe, Naninha é mãe desse blogueiro, à época recém formada em Letras. Por sua vez, a sua esposa já estava debilitada. Tinha alzeimer e veio a falecer para a tristeza de sua família e de todos aqueles que a admiravam. Que Deus possa confortar esta dor, sabedores de que estás num plano muito melhor do que o nosso. Nossos sentimentos em nome dos leitores deste Blog.