Bom, creio que não há como falar de juventude sem falar de cidadania, pois cidadania se define como um conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. Portanto, ao analisarmos a história, veremos que a juventude sempre esteve mobilizada com questões que envolviam a sociedade.
Foram inúmeras manifestações ao longo da nossa história. Diretas Já em 1984, que tinha como objetivo lutar para que as eleições voltassem a ser diretas, ou seja, o povo escolheria seu presidente novamente, depois de muitos anos de ditadura. Mais tarde em 1992, aconteceria novamente outro protesto em que a juventude teve um papel primordial, que foi exatamente o movimento dos "Caras Pintadas", que resultou no Impeachment do então presidente da República, Fernando Collor de Melo. E muitas outras manifestações que a juventude, em linhas gerais, conquistou seus direitos e estabeleceu prioridades, fazendo assim, o País se desenvolver mais e mais.
Atualmente, há várias bandeiras que a juventude defende. Entre elas, a luta por um maior investimento na educação é sem dúvidas o mais importante. Pois a educação é o alicerce sobre o qual se constrói a igualdade social. Sem ela, nos transformamos em uma simples massa de manobra.
Como vimos, a força jovem sempre esteve presente em várias mobilizações a favor de melhorias para a sociedade. Muitas das leis e decisões tomadas hoje se deve a diversas lutas da juventude. Portanto só nos resta parabenizar todas as pessoas que se engajaram no passado e se agregam hoje nas mais diversas mobilizações que a juventude realiza. Pois se isto não houvesse, realmente não saberíamos aonde e como estaríamos agora. Finalizo com uma frase ilustríssima de Che Guevara: Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.
Um abraço a todos.
# Currículo: Paulo Gadelha é estudante de Direito e sempre foi engajado nas causas sociais. Envolvido na política, pretende no futuro ser vereador da cidade de Maranguape (CE), sua terra natal. É filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN). Nas últimas eleições, foi um dos apoiadores de campanha do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), ex-prefeito de seu município. Estudou no Colégio Farias Brito, hoje é um jovem atuante e sabedor de seus direitos e deveres. O seu artigo será sempre publicado nesse espaço nas sextas-feiras, com estreia hoje (25).