quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uma cidade só é boa quando o seu desenvolvimento e progresso permitem ser!

Para a eleição 2012, muitos serão os desafios a enfrentar pelos postulantes ao cargo de prefeito do município de Icó (CE). Áreas cruciais para qualquer ser humano, como saúde, educação e meio ambiente terão que ser discutidas amplamente, a começar pela campanha eleitoral.

A população icoense está cansada de promessas vagas e sem nexo. O Icó precisa de gestores habilidosos e sabedores de seus deveres. Há um bom tempo, que não temos candidatos que apresentem um verdadeiro plano de governo, com consistência e competência. Enfim, com ações, obras e políticas públicas que realmente satisfaçam os anseios da maioria do povo.

Precisamos ousar! É necessário dotar a Prefeitura Municipal de Icó (foto) com auxiliares sérios e comprometidos com o município, de ponta a ponta, do sertão a zona urbana. Aliar o fator político, mas com capacidade técnica. E não somente "nomear" por ser correligionário de A ou B.

A saúde necessita de um "baita" de um secretário, que realmente atenda o clamor da população. No Icó temos bons nomes que, com certeza, realizariam um ótimo trabalho, ao contrário do que hoje é realizado pelo atual secretário Daniel Peixoto. Alguém tem que tirar a saúde pública de nossa terra do "coma" induzido em que ela se encontra atualmente. Pode ser utopia, mas acreditamos que isso pode acontecer num curto espaço de tempo.

Já a educação precisa de uma alavancada. Não podemos ser hipócritas. Aqui reside outra área deficiente desta administração municipal. Um planejamento em prol de nossas escolas tem que ser elaborado. Muitas necessitam de uma ampla reforma com padrão MEC. Os professores devem receber o piso salarial nacional, além de muitos incentivos para tornarem a sala de aula mais atraente para os nossos alunos. A merenda e o transporte escolar precisam melhorar. O que é oferecido atualmente não é o ideal, nem aqui e nem na China. Projetos de inclusão social e que melhore os índices educacionais devem ser revistos.

Meio Ambiente (nunca foi prioridade em Icó), Ação Social (com pouca produtividade) e Cultura e Turismo (equipe acomodada e sem perspectiva de melhora) precisam urgentemente melhorar suas ações neste último ano de governo. O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Infraestrutura, dois órgãos que possivelmente seus titulares deixarão os cargos para disputar uma vaga de vereador, no nosso modo de ver, fazem um bom trabalho, mas é necessário expandir e ousar mais.

Jamais um gestor pode deixar de acompanhar seus secretários. São as Secretarias que dará o sucesso para qualquer prefeito. Reuniões sistemáticas de secretariado devem ser realizadas. Os secretários são a mola mestra de qualquer administração pública.

Já foi provado por A mais B que alguns nomes deste atual secretariado, que tem a frente o prefeito Marcos Nunes (PMDB), não deram certos. O intuito foi agregar numa mesma fatia governamental aliados dos ex-prefeitos Quilon Peixoto Farias (PSD), Cardoso Mota (PSB) e Neto Nunes (PMDB), este último deputado estadual. E o resultado é o desastre administrativo em alguns órgãos. Esta é a pura verdade dos fatos!

Não temos dúvidas, mas se por acaso o prefeito Marcos Nunes lograr êxito em sua reeleição neste ano, pode ter certeza de que o seu novo secretariado terá uma "nova cara" e o seu estilo. Ele não perde fazendo isso, muito pelo contrário, ganha o município de Icó. Afinal, não poderá disputar um terceiro mandato consecutivo.

É esperar para crer!