quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Quem será o vice-prefeito? Eis a questão!

Enquanto isso no esquema oposicionista, o assunto da vez é sobre quem será o companheiro de chapa do ex-prefeito de Icó (CE), Jaime Júnior/foto (DEM), durante a campanha eleitoral de 2012. Alguns nomes estão sendo colocados na "mesa de negociação".

Alguns inclusive com pouca densidade eleitoral, como o agrônomo Juscelino Leandro, ex-secretário de Agricultura, e Nilson Kleber, gerente regional do INSS. Figuram nesta lista os vereadores Ítalo da Paz (DEM) e Maria do Cal (PSL). O PT também está sendo sondado para compôr a coligação de oposição. Em 2008, Lourival do Sindicato (PT) foi o candidato a vice-prefeito na chapa derrotada, que tinha como protagonista principal, o mesmo postulante a prefeito acima denominado.

Com Jaime Júnior e Lourival, a oposição perdeu por mais de mil votos de diferença para o atual prefeito Marcos Nunes (PMDB). A escolha do postulante a vice-prefeito foi um dos erros grassos da chapa oposicionista. O que espera neste ano é que a escolha recaía em um nome mais forte eleitoralmente falando.

Em 2008, Jaime Júnior era vice-prefeito eleito e tinha governado o município por oito meses ininterruptos devido o afastamento, por ordem judicial, do então prefeito Cardoso Mota (PSB). Em 2012, o candidato da oposição é somente um postulante. Enfrentará todo o esquema político do deputado estadual Neto Nunes (PMDB), a máquina administrativa e um leque de adversários entre os atuais vereadores icoenses.

Além disso, se o candidato da situação for o deputado Neto Nunes ao invés de seu irmão Marcos Nunes, a dificuldade será ainda maior. É um espetáculo eleitoral que gostaríamos que acontecesse. Já pensou termos um duelo entre o ex-prefeito NN e o seu ex-chefe de gabinete JJ? Tudo pode acontecer!

Enquanto isso, o tempo corre e a eleição se aproxima. De um lado, o objetivo é manter o poder. De outro lado, o propósito é conquistar o poder. Tudo em nome da tão famigerada e sofrida Prefeitura Municipal de Icó.