quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Deu no Jornal O Estado

Há uma falta generalizada de juízes no interior cearense e as autoridades da área não percebem, ou fazem de conta que não percebem. A reclamação é do advogado Fabrício Moreira da Costa (foto), vice-presidente sub-sessão da OAB de Iguatu. “Nós estamos encaminhando para a mídia cearense a nossa insatisfação tendo em vista que praticamente em todo o Estado do Ceará está faltando juízes de Direito”, reforça.

Acrescenta que na região Vale do Salgado e Centro Sul onde congrega 220 operadoras do Direito há uma falta quase total do Poder Judiciário, porque faltam juízes praticamente em todas as varas. Cita exemplo no Icó onde há apenas um juiz que atua em cinco comarcas para representar só na vara única um montante de seis mil processos judiciais. Acrescenta que esses processos ficam dormindo por falta de quem os julgue.

Ele alerta que no Ceará quase todo está faltando juízes, observando não obstante o problema a direção do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará libera apenas 25 vagas que serão selecionadas em concurso. “De maneira alguma esse efetivo de juízes, que ainda virá, vai suprir as necessidades de quem busca direito e nós que fazemos o direito em favor do trabalho do Poder Judiciário”, lamenta ele que foi a Teresina, PI, para atuar num júri popular, na última terça-feira.

Fabrício disse que nas áreas em que trabalha no exercício da profissão há uma necessidade entre 70 e 80 juízes afora os de outras áreas. Ele observou que essa falta de juízes no Ceará vai ser notada este ano, mais precisamente no mês de outubro, quando vão ocorrer as eleições municipais. “Onde falta juiz nada funciona direito, porque os crimes aumentam e os julgamentos demoram deixando a sociedade sem resposta".

# Com Iguatu Notícias / Blog do Lindomar Rodrigues