sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que vem por aí na Câmara Municipal de Icó (CE)

Como já era de se esperar, a Câmara Municipal de Icó volta com tudo neste início de ano. O motivo é, tão somente, a eleição 2012 que se avizinha cada vez mais.

Pois bem!

Após retornarem a suas atividades legislativas, no último dia 02, os "senhores" vereadores receberam, nesta última quinta-feira (23), uma mensagem do Poder Executivo que trata de desapropriações a serem feitas pela Prefeitura no entorno do famigerado Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos.

Segundo a Lei, as desapropriações "é um procedimento administrativo pelo qual o poder público impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo por justa indenização". Isso decorre da "declaração de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social". Este fato tem gerado muita polêmica entre os icoenses, que foram à Câmara Municipal protestar, bem como a emissoras de rádio locais.

No nosso modo de ver, esta atitude até pode ser legal juridicamente, mas politicamente é uma "faca de dois gumes" nas pretensões eleitorais do prefeito Marcos Nunes (PMDB), que poderá tentar a sua própria reeleição neste ano de 2012. Mas também é motivo de politicagem por parte de alguns protagonistas políticos, que pensam primeiramente em si mesmos, ao invés do conjunto da população, como os colonos que tiram o seu sustento desse lugar.

O que se percebe é que teremos um embate pelos próximos dias. Os vereadores terão que apreciar a matéria enviada pelo Executivo, mas terão que ter cuidado para não se "queimarem" perante a comunidade. Muitos serão candidatos novamente em 2012. Já o prefeito precisará de muito "jogo de cintura" para sair desse imblóglio da melhor maneira possível, se quiser obter êxito no dia 07 de outubro, data marcada para acontecer a eleição municipal.

Não podemos, também, como cidadãos icoenses que somos, mensurar se a Prefeitura Municipal de Icó está correta ou não. Se os colonos, maiores prejudicados nesta ação, podem reivindicar ou não. O certo é que se existe uma Lei, ela foi feita para cumprir.

O DNOCS tem que ser chamado para a mesa de negociação e todos aqueles agentes públicos envolvidos, inclusive o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Icó, que na eleição de 2008 foi ferrenho opositor ao atual prefeito, inclusive indicando junto com o PT, Lourival do Sindicato como postulante a vice-prefeito da chapa de oposição.

Neste processo, precisa-se de mais diálogo e menos blá blá blá. Mais compromisso com a coisa pública e menos "picuinha política" de quem quer que seja. O que está em jogo é o futuro de uma comunidade inteira que, durante anos trabalha para, pelo menos, amenizar o sofrimento do desgastado e sofrido Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos.

* Com informações do Site Icó é Notícia.