quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quem é Francisco Monte Silva, o fundador de Icó (CE)?

Icó Antigo: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação (ou do Ó) - Marco Zero / Foto: Biblioteca online do IBGE

Icó Atual: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação (ou do Ó) / Marco Zero

A maioria do povo icoense já sabe que o Icó foi a terceira vila instalada no Ceará e que possui um rico patrimônio histórico tombado nacionalmente (datado do século XVIII). Mas o que poucos sabem é que o fundador de nosso município é o coronel Francisco Monte Silva, ligado umbilicalmente a tradicional família Monte, que fez muita história nesta terra.

Por sua vez, Francisco Monte Silva, o nosso fundador, estampa a lista de dez nomes que foram escolhidos para participar da enquete "Quem é o maior icoense de todos os tempos?". É a contribuição do Blog para com a valiosa história de nossa querida e amada terra.

Para compreender esta história, se faz necessário elecarmos alguns aspectos. Para quem não sabe, as terras entre as serras de Cafundó, Camará e às margens do Rio Salgado eram habitadas por diversas etnias, entre elas, os Icós. A colonização de Icó data do final do século XVII e início do século XVIII.

É bom frisar que a entrada de Bartolomeu Nabo de Correia e mais 40 homens, chegou em 1683, dando início a povoação conhecida como "Arraial Novo dos Icós", a sua primeira fase. Numa segunda fase, famílias se instalaram através das sesmarias e assim surgiram dois povoados às margens do Rio Salgado: o "Icó de Baixo" e o "Icó de Cima". Ambos, povoados dominados pelos membros das famílias Fonseca e Monte, respectivamente.

Dentre a riqueza daquela época de ouro, podemos destacar ainda as belas Igrejas, inclusive, entre esses monumentos católicos ainda está lá a Matriz de Nossa Senhora da Expectação, de 1709, edificada justamente sob o túmulo da filha do coronel Francisco Monte Silva, o fundador de Icó.

Se não bastasse tudo isso, nos orgulhamos de ter sido uma das vilas mais importantes do Ceará e ainda manter o brasão do Império de Portugal, com monumentos que expressam as características da arte barroca.

Vale a pena conhecer a história e a cidade de Icó. Tudo começou pelas mãos dele, o fundador Franscisco Monte Silva. E hoje continua linda pelas mãos de seus atuais filhos.

Afinal, parafraseando o historiador icoense Altino Afonso, "para saber para onde vamos, temos de saber de onde viemos".

Obrigado, Francisco Monte Silva!