segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Enquete "Quem é o maior icoense de todos os tempos?" está no ar. Vote!


Como prometido, aqui está a enquete intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?". O objetivo é eleger, através de votação online, aquele conterrâneo que melhor se destacou em todos os tempos.

Nesta enquete, o leitor encontrará uma lista com dez nomes. A escolha foi feita criteriosamente por este blogueiro. Sabemos que outras personalidades icoenses poderiam figurar nesta seleção, mas aqui está o que de melhor temos para bem nos representar.

Eis-los os escolhidos:

# Francisco Monte Silva - fundador de Icó (CE);

# Afonso Antero Pequeno - monsenhor, residiu no hoje Colégio Senhor do Bonfim, da família Antero;

# Pedro Thérbege - historiador, médico e responsável pela construção do Teatro da Ribeira dos Icós (o primeiro do Ceará);

# José Walfrido Monteiro - ex-prefeito e ex-deputado estadual;

# Dona Glória Dias - matriarca icoense, foi dona de um dos sobrados mais belos de Icó;

# Bernardo Duarte Brandão - Barão do Crato e foi um dos homens mais poderosos de Icó;

# Nogueira Acioly - oligárqua e ex-governador do Ceará;

# Neto Nunes - ex-prefeito e atual deputado estadual;

# Heráclito Graça - escritor e político (pertenceu a Academia Brasileira de Letras - ABL);

# Padre José Augusto do Nascimento - 30 anos de sacerdócio, 29 anos só no Icó.

(Somente dois estão entre nós. Trata-se do deputado estadual Neto Nunes e do padre José Augusto do Nascimento. Vale frisar que escolhemos nomes que fizeram e fazem história em Icó, sem, contudo, precisar ter nascido no município, como o francês Pedro Thérbege. O importante é o trabalho que foi desenvolvido ao longo de anos por todos que estão nesta lista).

Nesta enquete procuramos mesclar, vale salientar, nomes do Icó antigo, com alguns do Icó atual. A votação se encontra ao lado, no canto direito deste Blog. Cada internauta poderá votar uma única vez por computador. E o resultado sairá no dia 10 de abril de 2012. Em breve, um "post especial" dedicado a cada um dos homenageados acima. Aguarde!