sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Notas Curtas!

# Planejamento Zero

O grande gargalo da Prefeitura Municipal de Icó (CE) é a falta de projetos. Atualmente falta planejamento em várias áreas da administração do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Pastas como a Saúde, e a Cultura e Turismo, estão entregues a pessoas despreparadas e descompromissadas com a coisa pública. A desorganização é sentida nestes dois setores. É incrível como ninguém ver e ninguém viu. Daniel Peixoto, dizem as más línguas, não manda em nada na sua Secretaria. Não tem poder de voz e todas as ordens vem de cima. Já Jequélia Alcântara está acomodada no cargo e precisa urgentemente ser substituída, dando lugar a um icoense que realmente queira trabalhar em prol do nosso tão valioso patrimônio histórico. Não é implantando o projeto "Prefeitura na minha comunidade", no último ano de governo, que se ganha eleição. A falta de bons auxiliares contribui para a ineficácia da gestão pública. É o que falta neste governo. Pode crer!

# Doação de Sangue em Icó

Participamos a convite da Amicó - Associação dos Amigos e Filhos de Icó, no mês de dezembro passado, na Casa de Câmara e Cadeia, de uma campanha de doação de sangue, numa parceria envolvendo a Secretaria de Saúde, a Amicó, o LEO Clube e o Hemoce de Iguatu (CE). Várias bolsas de sangue foram coletadas dentro da programação alusiva ao Icozeiro 2011. À frente dos trabalhos, o dinâmico José Araújo Júnior, o Juninho, servidor municipal concursado e diretor de Juventude do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindisepmi). Foram dois dias de coleta. Mas, pasme, caro leitor! Ficamos indignados com a falta de zelo e de compromisso por parte do "senhor" secretário Daniel Peixoto. Em um dos dois dias de atividades, os técnicos do Hemoce não receberam sequer um simples almoço, como prometido pela Secretaria de Saúde. Tiveram que fazer uma "vaquinha" para almoçarem por conta própria. Isso, para nós, é a gota d'água. Já no primeiro dia, o almoço foi servido no refeitório do Hospital Regional. Pode uma coisa dessas? É inadmíssivel.

# Escola Profissionalizante, uma conquista do povo cearense

O maior legado de um cidadão, na nossa opinião, é a educação escolar, acadêmica e profissional. Nesse sentido, abrimos aqui este parêntese para enaltecer o belíssimo trabalho que vem sendo conduzido pelo Governo do Estado do Ceará no tocante a construção de diversas escolas profissionalizantes no interior cearense, a exemplo da Escola Profissionalizante Deputado José Walfrido Monteiro, no município de Icó (CE), e que já está em pleno funcionamento. Nota dez para o governador Cid Gomes (PSB) e para a sua secretária de Educação Izolda Cela, que também é primeira dama de Sobral (CE). As escolas são extremamente estruturadas, com laboratórios de Química, de Informática, de Biologia, com bibliotecas, videotecas e com salas de aula bem equipadas e confortáveis. O que antes tínhamos os chamados "Grupos Escolares", como um dia foi a Escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Professora Ana Vieira Pinheiro, hoje temos a Era da Escola Profissionalizante. Realmente, um verdadeiro gol de placa.

# Só na lembrança!

E, falando em educação ainda, lamentamos que em algumas escolas estaduais icoenses ainda temos diretórias retrógradas e conservadoras. Um dos grandes legados deixados pelo governo Tasso Jereissati (PSDB) foi o projeto de eleição direta para diretores escolares. Com o advento dos governos Lúcio Alcântara (PR) e de Cid Gomes (PSB), o processo democrático onde alunos, funcionários e pais votavam, foi deixado de lado. O que temos hoje é apenas provas seletivas que escolhem estes profissionais, gerando muitas vezes polêmica, já que na maioria das vezes, o que prevalece é a chamada indicação política e o chamado QI (quem indique). O que é revoltante! Lembro, ainda como estudante do Ensino Médio, da concorrida e disputada eleição realizada na Escola Vivina Monteiro, entre as chapas Lili Barreira-Vilma-Fátima Lima, e Cristina Sobral-Naninha (minha mãe)-Gladiszolda, sendo eleita a primeira opção, com ampla maioria dos pais de alunos. Tudo na base da democracia e da participação popular. E tudo sobre os olhares atentos do então secretário estadual de Educação Antenor Naspolini (PSDB) e da então coordenadora da 17ª Crede, Maria Eleneuda de Sousa. Bons tempos que foram esquecidos pelos atuais gestores estaduais, o que é uma pena. Ficamos só na lembrança! Voltaremos a este assunto.

# Será?

Com pouco mais de um ano em que foram eleitos senadores do Brasil pelo Ceará, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) ainda estão abaixo da crítica. Pouco se tem falado a respeito da atuação desses dois parlamentares cearenses. E se juntarmos ainda com a atuação do senador Inácio Arruda (PCdoB), aí é que a coisa se complica. Até o momento não corresponderam com o voto depositado pelo povo lá em Brasília. Enquanto isso, mesmo sendo oposição ao governo Lula por oito anos, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) rir à toa, aprimorando as suas várias empresas espalhadas pelo País. Há quem diga de que o mesmo faz muita falta no Senado Federal. Tem gente afirmando de que estão com saudades do "Galeguim dos Olhos Azuis". Será o renascimento dele em pleno ano eleitoral municipal? Como o mesmo se comportará frente a sucessão da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT)? O que se sabe é que seu partido tem fortes pré-candidatos, como o ex-deputado Marcos Cals, o jovem empresário Pedro Fiúza e o deputado Fernando Hugo, lá da Messejana da Chica do Babau, como o mesmo costuma pronunciar durante seus pronunciamentos na Assembleia Legislativa do Ceará. É esperar para crer!