segunda-feira, 19 de julho de 2010

"As águas sob as pontes"

O Povo/Datafolha

"A pesquisa está aí. É a primeira de uma sequência do Datafolha, instituto contratado exclusivo do Grupo de Comunicação O POVO. Essa primeira consulta de intenção de voto serve para mostrar o retrato inicial do jogo. É com esses índices que os candidatos vão partir para a campanha.

Há muitos fatores influentes que ainda nem começaram a atuar sobre a campanha cearense. Há o fator Lula apoiando Cid Gomes (PSB). Há o fator Tasso apoiando Marcos Cals (PSDB). Atentem que Lúcio Alcântara (PR) começa o jogo com um ótimo resultado. A oposição a Cid vai jogar com o objetivo de provocar o segundo turno.

Uma questão: a pesquisa tem alguma influência na disputa? A pergunta permeia todos os debates de campanhas eleitorais. Para muitos, a pesquisa pouco influencia na tomada de decisão dos eleitores, mas exerce grande poder sobre o comportamento dos cabos eleitorais, principalmente no Interior. Ou seja, a pesquisa pode servir de biruta para um prefeito mudar de rota no meio da campanha."

NOTA DO BLOG: O texto acima é de autoria do jornalista Fábio Campos, colunista do Jornal O Povo e agora autor do blog do Fábio Campos. Concordamos em número, gênero e grau com o que o colega escreveu. A campanha apenas está começando e não podemos sermos irresponsáveis em apontar que candidato A ou B será o eleito para o Governo do Estado nas eleições que se avizinha. Na primeira pesquisa realizada há quatro anos atrás, o então governador Lúcio Alcântara (PR) era o líder absoluto e, no final das contas, deu Cid Gomes (PSB). Temos que ter cautela nessas horas. Não será uma simples manifestação política realizada em Icó que a eleição está ganha para o lado governista. O Ceará é imenso e muita água ainda vai rolar por aqui durante estas eleições. Aguardem!