segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cenário político em Icó terá dois ex-prefeitos candidatos à deputado estadual

As eleições gerais desse ano já movimenta a política de Icó e região. O cenário já está concretizado. Teremos dois ex-prefeitos disputando uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará. O atual deputado estadual Neto Nunes (PMDB) disputará a sua reeleição. Já Jaime Júnior (DEM) tentará se eleger parlamentar. O primeiro apoiará as candidaturas de Cid Gomes (PSB) ao Governo do Estado e dos deputados federais Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) para o Senado da República. E fará dobradinha com o jovem de bem Domingos Neto (PSB) na candidatura proporcional. Mas vale lembrar que a candidatura de Neto não será nada fácil. Em 2006, ele teve o apoio da maioria dos prefeitos da Região Vale do Salgado, fato que não se repetirá para esta disputa.
Já Jaime Júnior apoiará a candidatura de Marcos Cals (PSDB) ao Governo do Ceará e de Tasso Jereissati (PSDB) para o Senado. Fica a expectativa de quem terá o seu apoio na segunda vaga para o Senado. Para a Câmara dos Deputados, o nome escolhido é do ex-prefeito de Parambu, Jenecias Holanda.
O fato concreto é que no município de Icó, os eleitores se dividirão entre estas duas candidaturas proporcionais para a Assembleia Legislativa. Neto tem o apoio de mais da metade dos vereadores e Jaime tem o apoio popular e de muita gente que tem voto por estas bandas daqui da terra icoense. A eleição, repito mais uma vez, será disputadíssima. E neste momento é muito difícil fazermos uma projeção futurística.
Também é de se levar em conta de que só com os votos de Icó (zonas rural e urbana) nenhum candidato à deputado estadual ou federal se elege. Tem que se abrir novos horizontes. Orós, Lavras da Mangabeira, Ipaumirim com o apoio desses prefeitos mais dois mil votos dados por dois vereadores de Iguatu que Neto Nunes não tem mais, sua candidatura poderá não ter êxito em 2010.
Por outro lado, uma fonte nos informou que o deputado Marcos Cals deu dois colégios eleitorais seus para Jaime Júnior. Diga-se de passagem: colégios com os prefeitos incluídos. Também não é para menos. Jaime apoiou Cals em 2006 para deputado estadual e este, por sua vez, participou ativamente da campanha de Jaime rumo à Prefeitura em 2008. Como dizem por aí: "Em política uma mão lava a outra".