quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Utopia: Falando sério do futuro de nossa região*

A foto-montagem acima é uma idealização de um Icó que possivelmente nunca existirá, até porque o ideal de cidade está longe de ser o modelo de construções verticais e de grandes condomínios, porém como as grandes torres habitacionais são o desejo de consumo de muita gente, resolvi implantá-las no vale do nosso Icó, visto do alto da Bela Vista, de onde romanticamente se vê toda a velha cidade histórica.

Mas a imagem supõe um grande progresso e desenvolvimento da região.

Nada impossível, supondo que a economia do centro-sul do Estado do Ceará poderá dar um salto de qualidade se algumas ações políticas viessem a ser adotadas.

Essas ações buscariam a "vocação" regional, bem como o resgate histórico, tais como:

a) Investimentos na cultura do algodão, bem como a agropecuária. Modelos que deram certo no século XIX e XX e necessitariam de uma readequação à atualidade atual;

b) Requalificação e ampliação dos perímetros irrigados do Vale do Salgado, acrescentando a estes a cultura de frutas para exportação internacional à exemplo do Vale do São Francisco.

c) Incentivos fiscais tendo em vista o retorno das indústrias que fecharam suas portas reabrissem e criação de novas de forma socializada, absorvendo a mão de obra de jovens e adultos sem ocupação certa;

d) Investimentos pesados na qualidade da educação do ensino básico, técnico e superior. Estas ações significariam que os índices de analfabetismo e escolarização cairiam a níveis da região sul;

Mas nenhuma dessas ações, hipoteticamente descritas acima, significariam nada se a cultura do povo e seus governantes permanecesse a mesma, estagnadas em modelos clientelistas, coronelistas e patrimonialistas, por isso seria necessário, antes das reformas econômicas uma formação política para a população, de forma que o povo não permitisse que as administrações públicas fossem no século XXI fossem o espelho do que fora no século XX.

Era necessário que a Democracia Representativa e Estado de Direito fosse levada à sério por todos os que detém o poder, usando-o em favor de todo o povo, sem apadrinhamentos, sem nepotismos, com oportunidades para todos os cidadãos, sem violência, nem marginalização;

Que todos e todas tivessem acesso a saúde e preservação da vida, a alimentação de qualidade, a emprego e renda dignos, uma vida plena de esperança e realizações!

Nada disso é impossível. Mas é preciso que cada um, em particular e conjuntamente, exija dos governantes ações claras, objetivas e justas.

É preciso que os governantes de hoje vejam mais do que os seus mesquinhos desejos de poder e dinheiro em seus projetos políticos.

O futuro não se constrói com passes de mágica, ele depende de cada um e das escolhas que faz.

_________________
* Texto de Washington Luiz Peixoto Vieira, publicado no blog Opinion, e foto de Fabrício Moreira, com montagem/edição de Washington Peixoto.