terça-feira, 28 de setembro de 2010

TV Verdes Mares realiza debate sem nenhuma grande polêmica, a não ser as que já conhecemos


A TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, realizou hoje (28), o penúltimo debate para governador do Ceará. Próximo do dia 03 de outubro, onde milhares de cearenses vão às urnas, os eleitores tem a oportunidade de ainda poderem fazer o seu juízo de valor e vê em quem vai depositar a sua confiança para os representarem nas Casas Legislativas ou para governarem o Estado e o Brasil. É uma chance ímpar para quem ainda está indeciso.
Com mediação da jornalista Cláudia Bontempo, da Globo DF, o debate transcorreu na mais absoluta calma, sem grandes novidades acerca de tudo o que já sabemos. Em todos os seus direitos de perguntas, Cid Gomes (PSB), não se dirigiu a nenhum de seus principais concorrentes, no caso, Lúcio Alcântara (PR) e Marcos Cals (PSDB). As suas perguntas eram somente direcionadas a Soraya Tupinambá (PSOL) e a Marcelo Silva (PV). Ou seja: não quis o confronto direto com os dois concorrentes que vêm logo atrás nas recentes pesquisas eleitorais.
Já Lúcio Alcântara deu o ar da graça quando fez uma pergunta a Cid Gomes durante o quarto bloco, onde candidato perguntava a candidato, sobre a viagem que o mesmo fez a Nova York, em janeiro de 2008, com toda a família e que, supostamente, foi paga através de dinheiro público. Sem contar no fato de que, recentemente, vêm circulando um vídeo no youtube mostrando o suposto abuso do poder econômico, como também, em veículos como Época e O Globo.
Sobre propostas de governo, Marcos Cals reiterou que vai valorizar as universidades estaduais, investindo pesado em ciência e tecnologia. E sobre este assunto, Soraya Tupinambá, que faz parte da Academia e sabe o que está dizendo, concordou com o candidato tucano. Marcelo Silva ao responder uma pergunta oriunda de Cals sobre a queda nas pesquisas pelo governador Cid Gomes na Região Metropolitana de Fortaleza, desconversou. Não respondeu sobre a falta de explicações de Cid em relação as denúncias de corrupção, como se estivesse sendo uma "marionete" do governo do Estado. E isso não é para menos. O Partido Verde, com dois deputados estaduais, sempre deu sustentação a gestão cidista. Infelizmente, Marcelo Silva ficou em "cima do muro". Também podera, né? A sua candidatura é apenas para garantir palanque a Marina Silva no Ceará e mais nada. É uma figuração. Apenas isso.
No quinto e último bloco, o debate foi dedicado para as considerações dos cinco candidatos com representação no Congresso Nacional. Cada um teve um tempo de um minuto e 30 segundos. E nesse tempo, os postulantes agradeceram a condução do debate e pediram voto aos eleitores cearenses. Foi uma das últimas oportunidades para falar diretamente com o eleitorado. Já domingo (03) são outros quinhentos. É onde vai ser dado o resultado da pesquisa oficial, onde você, caro leitor/eleitor, vai decidir os rumos do Ceará e da República Encantada dos Trópicos.

* PS: Amanhã (29) é a vez da TV Jangadeiro realizar o último debate para o Governo do Ceará. Iniciará às 22h20. Espera-se que o governador Cid Gomes compareça, já que no anterior realizado por essa emissora, ele não esteve presente, alegando que poderia está havendo um complô por parte da direção da TV e a mando de alguma outra candidatura. E na quinta-feira (30), a Rede Globo realiza o último debate presidencial. Não perca!